Séculos antes do Guia icônico Pantone Color, um artista identificado apenas como "A. Boogert" montado um guia completo para a mistura aquarelas. Centenas de cores variadas sutilmente aparecem quase 800 páginas manuscritas, como Boogert demonstra como misturar certos matizes e como alterar seus tons, acrescentando "uma, duas ou três porções de água." O resultado, intitulado Traité des couleurs servo à la peinture à l'eau , é uma enciclopédia extraordinária de todas as cores imagináveis, assim como uma lição sobre as virtudes da aquarela.
O que é chocante é que um enorme pedaço tal, visualmente deslumbrante de trabalho era praticamente desconhecido pela maioria dos estudiosos e público em geral há séculos. De acordo com o historiador medieval livro Erik Kwakkel, que primeiro chamou a atenção para o livro de postar sobre isso em seu blog, recentemente, este tomo 1692 foi provavelmente escrita para fins educacionais como um guia de cores. Ironicamente, porque o livro é escrito à mão e one-of-a-kind, ele provavelmente foi visto por poucas pessoas e por isso não foi divulgado como inicialmente previsto.
O livro está guardado na Bibliothèque Méjanes em Aix-en-Provence, França. Felizmente, todo o livro foi digitalizado e pode ser visualizado em alta resolução aqui .
Fonte: Colossal, Gizmodo
Segue o
link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria
de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO
QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre
a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"
(inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística,
científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"
(inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso
os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor
entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário