quinta-feira, 24 de abril de 2014

BRASIL: CARDOZO - DEMORA EM DEMARCAÇÃO INDÍGENA É "CUIDADO"


Nos extremos sul e norte da cidade de São Paulo, indígenas aguardam a demarcação de terras pelo ministério da Justiça.Funai (Fundação Nacional do Índio) estabeleceu o limite de duas terras indígenas nos anos de 2012 e 2013. Uma delas ao norte da cidade, próximo ao pico do Jaraguá. A outra iria do extremo sul da cidade até o litoral.

Enquanto aguardam, eles estão confinados em terras com uma área quinhentas vezes menor que a delimitada pela fundação.Segundo os guaranis, as terras possibilitariam retomar o seu modo de vida tradicional e sair da situação precária em que vivem.

Questionado sobre a demora em demarcar as terras, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta quarta-feira 23 não ter uma previsão de quando irá fazê-lo. “Não é uma situação tão simples. Não é uma questão de tempo, é uma questão de cuidado,” diz o ministro.

Segundo o ministro, este cuidado evitaria a judicialização de processos após a demarcação das terras. “O que acontece muitas vezes é que você baixa uma portaria demarcatória, e isso vai para a justiça. E esse é o pior dos mundos,” falou Cardozo, em entrevista durante o evento NetMundial. “É preferível você se cercar de todas as cautelas e evitar conflitos, inclusive fazendo mediações, do que tomar outras posturas.”

Alvo de críticas de indígenas, o ministro disse que os tempriorizado no seu dia a dia. “O Ministério da Justiça tem muitas atividades, desde presídios ao marco civil da internet, a política de estrangeiros, a penitenciárias. Mas, atualmente, setenta por cento da minha agente tem sido a questão indígena,” disse Cardozo.

"Assina logo, Cardozo"

Os indígenas de São Paulo têm mantido uma campanha que, entre outras reivindicações, pede a assinatura do ministro da Justiça às portarias. Na semana passada, eles ocuparam o Pátio do Colégio –local jesuíta que marca a “fundação” da cidade de São Paulo. Eles também fizeram uma petição online intitulada "Assina logo, Cardozo". Nesta quinta-feira 24, os guaranis farão protesto na avenida Paulista para chamar mais atenção à questão.

O vídeo da campanha mostra os indígenas enviando uma caneta ao ministro da Justiça. “Já faz muito tempo que aguardamos por essa assinatura, mas sabemos que também faz tempo que o ministro Cardozo não usa a sua caneta para ajudar nenhum povo indígena,” diz o manifesto dos indígenas. “Por isso que enviamos para ele de presente uma belíssima caneta decorada com o trançado tradicional guarani, que costumamos usar nos nossos artesanatos tradicionais.”

Fonte: Carta Capital

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário