quarta-feira, 30 de abril de 2014

COMUNIDADE PESQUEIRA CANADENSE TEME EXPLOSÃO DE BALEIA AZUL


Uma pequena comunidade de pescadores na província insular de Newfoundland, no Canadá, enfrentou uma ameaça incomum nesta terça-feira: uma gigantesca baleia-azul foi parar em sua costa e corre o risco de explodir.

O enorme mamífero é uma das nove baleias azuis ameaçadas que se acredita que tenham morrido sob o gelo maciço na costa atlântica canadense, algumas semanas atrás.

A baleia foi parar nas rochas na sexta-feira, logo abaixo do píer em Trout River, atraindo a atenção de multidões de espectadores fascinados e autoridades que tentavam lidar com a situação.

"Está encalhada na nossa praia e se enchendo de gás (metano) e existe a preocupação de que possa explodir", declarou a administradora da cidade, Emily Butler, à AFP.

"Alguém me disse que só poderia explodir se a carcaça for perfurada ou cortada", disse. "Segurança é uma questão com a qual nos preocupamos, mas se explodir ou não, como nossas temperaturas estão subindo, haverá um cheiro horrível à medida que este animal se decompõe", prosseguiu.

A baleia tem 25 metros de comprimento e poderia pesar até 180 toneladas. Segundo imagens da mídia canadense, parece ter inchado mais de duas vezes a sua circunferência normal.

Butler disse que a cidade de mais de 600 pessoas não tem os recursos para lidar, sozinha e com segurança, com a carcaça do animal.

Enquanto isso, as agências federal e provincial, se recusaram a se envolver, afirmando que deveria ser deixada para se decompor sozinha, alertando para que não seja arrastada para o mar, onde uma carcaça flutuante poderia virar um risco para a navegação.

Fonte: AFP

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário