quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

AS ARMAS FEITAS EM IMPRESSORA 3D ESTÃO AINDA MELHORES (E MAIS PREOCUPANTES) – COM VÍDEO



Em 2013, um estudante de direito de 25 anos no Texas disse que iria usar impressão 3D para criar uma arma. Ninguém o levou a sério. Então ele cumpriu o prometido, com sucesso. E, em seguida, um monte de gente começou a fazer o mesmo. Agora, isso se tornou tão fácil que a tecnologia é usada para algo mais avançado – uma arma semiautomática.

Um carpinteiro de 47 anos que usa o pseudônimo Derwood divulgou um vídeo de sua arma semiautomática feita em casa, chamada de Shuty-MP1.

Segundo a Wired, o corpo da arma e o carregador (onde fica a munição) são feitos de plástico PLA, utilizado pela maioria das impressoras 3D. No entanto, a Shuty-MP1 não é 100% impressa: Derwood comprou componentes para alguns dos maiores pontos de falha, incluindo o cano, percussor e pino de disparo.

Armas completamente feitas na impressora 3D geralmente têm o hábito de quebrar. O calor do disparo derrete o plástico, então usar a arma para disparar vários tiros na sequência – algo esperado de uma semiautomática – seria insustentável.

Na verdade, Derwood diz que o plástico ao redor do cano começa a derreter e se deformar após 18 tiros, a menos que ele possa esfriar. Uma versão impressa em nylon poderia aumentar a tolerância da arma para o estresse e calor, e Derwood está trabalhando nisso.
O debate sobre armas feitas em impressora 3D ainda continua. Elas são perigosas, podem ser usadas para matar pessoas, então deveria haver algum tipo de supervisão. Afinal, é relativamente fácil ligar uma máquina, esperar algumas horas e obter uma arma de plástico durável o bastante para disparar vários tiros.

Mas, nos EUA, é um direito de todo cidadão portar e fabricar armas. Trata-se de algo completamente legal, desde que você não venda as armas que fizer. É que, historicamente, fabricar armas sempre foi um esforço muito difícil, exigindo habilidades em metal e madeira para fazer uma arma robusta e confiável.

Enquanto isso, imprimir uma arma que dispara balas não exige quase nenhuma habilidade. Cody Wilson, o estudante de direito que ganhou fama por criar a primeira arma totalmente impressa em 3D, nem sabia como operar uma impressora 3D quando começou o projeto. Levou menos de um ano para projetar e imprimir sua primeira arma, a “Liberator”.



Em seguida, ele fez upload dos arquivos que permitem que qualquer pessoa imprima a arma em casa gastando US$ 25 – tendo o equipamento necessário, é claro – e mais de 800.000 pessoas fizeram download antes de o Departamento de Estado derrubar os arquivos. (Derwood diz que não irá publicar os arquivos CAD que ele usou para fazer a Shuty-MP1.)

Nos últimos anos, vimos a tecnologia de sinterização a laser produzir armas de metal impressas em 3D que podem disparar milhares de vezes e são praticamente indistinguíveis de armas tradicionais. Vimos rifles ​​que são inteiramente impressos em 3D. Vimos até mesmo balas personalizadas, feitas especificamente para funcionar com armas impressas em 3D.

É algo preocupante, e que vai se intensificar, pois imprimir uma arma em casa vai ficar ainda mais fácil. Só este ano, vimos duas impressoras 3D voltadas a consumidores e que combinam materiais diferentes. Isso significa que pessoas experientes e dispostas a gastar alguns milhares de dólares podem imprimir objetos de calcário, bronze e ferro.


E há equipamentos específicos à venda para fazer armas. A empresa de Wilson, Defense Distributed, vende uma fresadora CNC que pode fazer peças de metal para complementar peças de arma impressas em 3D; ela custa US$ 1.200.

Há duas grandes limitações por enquanto: impressoras 3D capazes de fazer armas funcionais ainda são bem caras para o consumidor médio; e as armas são menos duradouras do que deveriam. Mas este é um debate que continuará no futuro, à medida que os designs e as impressoras evoluem.


Fonte: Wired

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário