quinta-feira, 10 de abril de 2014

TRISTE LEMBRANÇA -- MULHERES ASSASSINADAS EM TODO O MUNDO

O ultimo registro através do site, informa que 6200 crachás foram bordados a mão 
(até janeiro de 2013)

Artista Lise Bjorne Linnert catapultou este projeto social em curso, envolvendo 3.700 pessoas em mais de 25 países. Em junho de 2011, mais de 5.500 rótulos de bordados à mão ter sido exibido para representar as mulheres que foram vítimas de violência extrema. O painel geralmente rosa é adornado com inúmeros rótulos brancos exibindo os nomes dessas mulheres que se conheceram destinos infelizes. Há uma humanidade inegável para os gestos simples, marcando cada um dos nomes em um estilo único, cor e caligrafia.

Instalação politicamente motivada do Linnert direito Desconocida Desconhecido Desconhecido começou em 2006 como uma resposta à maus tratos, abuso e assassinato de mulheres, especificamente em Ciudad Juarez, uma cidade fronteira com o México e os EUA. Na época, 800 mulheres foram assassinadas na cidade em pouco mais de uma década. O projeto desde então se expandiu, mostrando em locais diferentes ao redor do mundo. Cada instalação é específico do local, tendo sido exibido em uma parede, palco, ou uma espécie de pista. Tivemos a sorte de entrar em contato com Lise para saber mais sobre este projeto e do artista, ela mesma. Você pode ler essa entrevista, a seguir.

Você pode por favor nos dar um breve histórico de si mesmo?
eu nasci, viver e trabalhar em Oslo, Noruega. Eu tenho a educação artística da Noruega e os EUA. O meu trabalho é a idéia eo processo com base e, em alguns casos, relacional. Eu trabalho com multimídia, a escolha do material mais adequado para a idéia real (desenho, têxtil, performance, som ou foto) e muitas vezes usam uma combinação. O tempo é uma parte essencial do desenvolvimento e do conteúdo dos meus trabalhos. Esta prática da arte leva-me a trabalhar com vários projetos ao mesmo tempo e, muitas vezes ao longo de vários anos. Embora visualmente diferente, a essência de todos os projetos são uma investigação sobre a intimidade, a presença e as relações interpessoais, às vezes a partir de mim e minha própria vida, outras vezes com foco na sociedade. Meu trabalho é muitas vezes política ou orientada social.

Alguma vez hesitou em criar esta obra devido ao medo de repercussões negativas?
Fui convidado em 2005 pelo Museu de Arte Contemporânea Station para criar uma obra de arte dedicada às mulheres em Ciudad Juarez e da situação lá. Isso resultou em iniciar Desconocida Desconhecido Desconhecido . Eu nunca hesitaram em criar este trabalho, ao contrário, tornou-se muito importante para continuá-la, desde que a situação em Ciudad Juarez permanece inalterado. Vejo também Desconocida como uma maneira de conectar-nos e ver que não se trata de "eles", mas sobre nós. Abuso e assassinato de mulheres está acontecendo em cada país e sociedade.

Como é que as condições em Ciudad Juarez mudou desde o desenvolvimento deste projeto?
Infelizmente, a situação em Ciudad Juarez não melhorou, antes pelo contrário. Só neste ano, até novembro de 2011, 332 mulheres foram encontrados assassinados. É mais fácil para eu me sentir segura, porque eu moro em Oslo. Visitei Juarez duas vezes, em 2007 e 2008. Fiquei com Marisela Ortiz Rivera, o líder do Nuestras Hijas de Regreso a Casa, uma organização ajudando as crianças e as famílias das vítimas. Eu não alguma dificuldade durante a minha estadia. Eu gostaria de voltar para Juarez, mas no momento é muito perigoso para qualquer um, eu acho, e com o clima contra ativistas e jornalistas na região tornou-se muito mais dura e ameaçadora. Marisela está atualmente vivendo temporariamente em os EUA devido a ameaças de morte. Eu também sei que para ela deixar, temporariamente, não é uma escolha fácil.

Qual é o único pedaço de informação que você acha que o público precisa saber?
Que as mulheres continuam a ser assassinados em Ciudad Juárez, Chihuahua. A situação não mudou. A guerra contra as drogas iniciados pelo governo mexicano em 2008 mudou-se da situação e da sociedade no sentido de um colapso. Milhares de pessoas: homens, mulheres, crianças foram assassinadas. Por favor, procure mais informações em blogs da jornalista Diana Washington Valdez e ativista Marisela Ortiz Rivera e organização Nuestras Hijas de Regreso a Casa .

Você é otimista ou pessimista em relação ao futuro para as mulheres em Ciudad Juarez?
Acho que é difícil responder a esta pergunta. A forma como a situação parece hoje é pessimista, dura, extremamente difícil.Quando eu estava lá em 2008 eu conheci forte, lutando contra as mulheres não vítimas. Eu tenho que acreditar nisso. Eles ainda lutam ferozmente!

O que vem por aí para você?
eu acabei de voltar de Pau, França, onde eu instalei Desconocida em Musée Bernadotte. Eu tinha 5.700 etiquetas com me para instalar. A resposta em Pau foi muito bom. Havia 350 rótulos que foram bordados lá, em 25 workshops organizados antes da instalação do Museu e da organização arte Bonart, envolvendo 300 pessoas. A instalação será de até 26 de fevereiro de 2012. Em janeiro, eu estarei de volta em Pau para um lançamento de um catálogo. Atualmente, estou trabalhando com um coreógrafo e dançarino, Runa Rebne, para criar uma performance feito especialmente para a exposição no Musée Bernadotte.A intenção é trazer a interpretação de Rebne e expressão na exposição, que permite a criação de novas conexões com os espectadores e, com isso, o tema do Desconocida e conteúdo. Depois disso, vou ter algum tempo para trabalhar no meu estúdio em outros projetos.

Fonte: Lise Bjorne Linnert

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário