terça-feira, 26 de maio de 2015

JORNAL INDIANO DIZ QUE A MARINHA DO BRASIL PROCUROU O FABRICANTE DO MÍSSIL BRAHMOS


Militares da Venezuela devem tratar da aquisição do míssil BrahMos no fim do ano, quando o primeiro-ministro indiano estiver em visita oficial a Caracas

Oficiais da Marinha do Brasil procuraram a empresa BrahMos Aerospace Private Limited, de Nova Delhi, fabricante do míssil supersônico de cruzeiro BrahMos, para obter informações acerca do desempenho desse vetor, produto de uma cooperação tecnológica da Índia com a Rússia.

Brasil, Índia e Rússia são três dos países que formam o grupo dos Brics. Um quarto governo associado ao Brics, da África do Sul, também manifestou interesse pelo engenho militar.

As informações foram publicados no último fim de semana pelo jornal indiano Financial Express, de Nova Delhi, o mais antigo diário indiano especializado em assuntos econômicos, que é publicado no idioma inglês.

O BrahMos pode ser lançado de submarinos, navios de superfície (do porte de fragata para cima), de viaturas, de posto fixos em terra e até de aviões.

Ele foi concebido para atingir alvos entre 290 e 500 quilômetros de distância.

A investigação feita pelos militares brasileiros pode estar relacionada aos projetos que se encontram em desenvolvimento dentro da Marinha, de dois modelos de embarcação de linha: a corveta classe Tamandaré (CV03), de 2.700 toneladas, e a fragata polivalente de 6.000 toneladas que está prevista no Programa de Obtenção de Meios de Superfície (PROSUPER).


Foto do disparo de um míssil BrahMos (levado a bordo de um navio russo) no fim de 2014


Modi – Segundo o Financial Express, também os militares da Venezuela, do Chile e da Argentina fizeram consultas acerca do BrahMos.

Uma eventual aquisição do míssil pelas forças armadas chavistas deve estar na pauta da visita que o primeiro-ministro indiano Narendra Modi fará a Caracas no fim do ano. Os venezuelanos querem o BrahMos como um de seus armamentos de defesa de costa.

O nome Brahmos é uma composição das iniciais de dois rios conhecidíssimos da Índia e da Rússia: o Brahmaputra e o Moskva.

A BrahMos Aerospace é uma joint venture formada, a 12 de fevereiro de 1998, pela Organização de Desenvolvimento e Pesquisa para a Defesa da Índia (DRDO) e pela Mashinostroyenia, estatal russa também conhecida pela sigla NPO.

Nesse momento, especialistas da empresa indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL), trabalham na adaptação do conceito do BrahMos a um vetor muito mais leve, da classe de um míssil ar-ar, que já foi apelidado de mini-BrahMos (ou BrahMos-M), mas que deverá chegar ao mercado como BrahMos-NG.


Imagem do momento em que um BrahMos era lançado da fragata indiana “INS Kolkata”

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário