quarta-feira, 29 de julho de 2015

BRASIL: MARCELO ODEBRECHT E MAIS 12 SE TORNAM RÉUS NA LAVA JATO


Dono da maior empreiteira do País responderá por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos inquéritos da Operação Lava Jato, aceitou a denúncia do Ministério Público Federal contra o presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e mais quatro executivos da empresa. A partir de agora, ele se torna réu na ação penal da qual é acusado de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Odebrecht está preso em Curitiba desde 19 de junho. 

Além de Odebrecht e dos quatro executivos, também se tornaram réus na ação o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, preso em 16 de março deste ano, e o doleiro Alberto Yousseff, detido em março do ano passado. O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, solto após fazer delação premiada, também integra a lista. 

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, a Odebrecht participava de um cartel de empreiteiras na Petrobras para fraudar licitações. As investigações apontaram que a construtora fez uso de pagamentos no exterior por meio de off-shore para ex-dirigentes da estatal como Costa, Nestor Cerveró, Jorge Zelada e Renato Duque. 

Só em operações com a Braskem, empresa do grupo Odebrecht, a Petrobras teria sofrido um prejuízo de 6 bilhões de reais, aponta o Ministério Público. Os procuradores afirmam que a estatal venderia nafta, insumo para a produção de plástico, a preços abaixo de mercado. A apuração indica que Costa teria conseguido que a Petrobras cobrasse 92% do valor de mercado do produto para a Braskem.

O presidente da construtora, afirmam os investigadores, tinha conhecimento do esquema e inclusive teria tentado interferir nas apurações. A inferência foi feita a partir de uma mensagem interceptada no celular de Odebrecht na qual ele mencionava a intenção de influenciar “dissidentes da PF” e siglas referentes a nomes de políticos. 

Em seu despacho, Moro destaca que “o esquema criminoso foi objeto de confissão e descrição, após acordos de colaboração, por diversos dos próprios investigados (...) Nesse quadro amplo, vislumbra o MPF uma grande organização criminosa formada em um núcleo pelos dirigentes das empreiteiras, em outro pelos empregados de alto escalão da Petrobrás e no terceiro pelos profissionais da lavagem”. No total, 13 suspeitos se tornaram réus.


Fonte: Carta Capital

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário