quinta-feira, 25 de julho de 2013

COMEMORAÇÃO DOS 77 ANOS DA REVOLUÇÃO ESPANHOLA

 

19 de Julho, recordamos os dias de sangue, suor e barricadas que marcaram a história das lutas sociais pela liberdade, travadas na península ibérica, entre os anos de 1936/1939. Se por um lado recordamos esta data como um momento simbólico no processo revolucionário – entendendo que as bases da sociedade anarquistas já estavam sendo criadas desde a AIT (Associação Internacional dos Trabalhadores) em sua seção espanhola – lembramos também que foi a partir desta data que passou a ser praticada de forma ampla e social a autogestão da produção e distribuição de alimentos; do transporte; da comunicação e a coletivização das terras e fábricas.
Como forma de resgatar estes elementos que estavam presentes na Revolução Espanhola disponibilizaremos, em nossa página, ao longo dos próximos dias, filmes que contam a história dos dias de Revolução, seus pressupostos e de suas consequências.
A biblioteca Terra livre  disponibilizou  um filme que  é Reportagem do movimento revolucionário em Barcelona (1936). O filme é considerado o primeiro documentário realizado pela “Oficina de Información y Propaganda” da CNT, teve suas gravações realizadas entre os dias 19 e o 24 de julho de 1936 e apresenta os primeiros dias do processo revolucionário ocorrido em terras espanholas. A legenda inédita foi criada a partir de um trabalho coletivo desenvolvido pelo Projeto Legendando os filmes da Revolução Espanhola.
Os próximos filmes a serem disponibilizados serão:
Ajuda a Madrid! (1936)*
O tributo das massas a Buenaventura Durruti (1936)*
Viver a utopia (1997)
Indomáveis, uma história de Mulheres Livres (2011)*
Morrer em Madrid (1962)*
* Legendas inéditas realizadas pela Biblioteca Terra Livre
     A intervenção Estrangeira
Como o golpe não teve o sucesso esperado, o conflito tornou-se uma guerra civil, com manobras militares clássicas. O lado nacionalista de Franco conseguiu imediato apoio dos nazistas (Divisão Condor, responsável pelo bombardeamento de Madri e de Guernica) e dos fascistas italianos (aviação e tropas de infantaria e blindados) enquanto que Stalin enviou material bélico e assessores militares para o lado republicano. Não podemos esquecer que estamos vivendo um período aonde as disputas ideológicas de direita (fascista) e esquerda (revolucionária) são reais, e que para a URSS, a vitória da esquerda espanhola seria de grande valia, dentro das configurações de força que o momento exigia.
A pior posição foi tomada pela França e a Inglaterra que optaram pela “Não-Intervenção”. A Inglaterra e França, fizeram o papel de mortas durante toda a década de 1930, não moveram um só dedo ao crescimento e recrudescimento das ideologias nazi-fascistas, permitindo a expansão da Alemanha na Europa e as invasões italianas na África.
Mesmo assim, não foi possível evitar o engajamento de milhares de voluntários esquerdistas e comunistas que vieram de todas as partes (53 nacionalidades) para formar as Brigadas Internacionais (38 mil homens) para lutar pela defesa da República espanhola.
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
http://www.youtube.com/naoquestione
http://nao-questione.blogspot.com.br/?view=flipcard
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário