terça-feira, 30 de julho de 2013

MAMNÚN HUSSEIN É ELEITO NOVO PRESIDENTE DO PAQUISTÃO

 
Mamnún Hussein, um empresário do setor têxtil, foi eleito nesta terça-feira por arrasadora maioria presidente do Paquistão em uma votação parlamentar, e sucederá Asif Alí Zardari, viúvo da falecida ex-primeira-ministra Benazir Bhuto.
 
Hussein, segundo a apuração parcial divulgada pela imprensa por volta das 16h locais (8h de Brasília), alcançou maioria arrasadora nas câmaras federais e em pelo menos dois dos Parlamentos regionais e também ganhou na região oriental do Punyab.
 
O novo presidente, que os resultados parciais já apontam que tem mais de 400 votos venceu o rival, o ex-magistrado Wajihudín Ahmed, com 100, tanto nas duas câmaras do Parlamento federal como nas assembleias de Baluchistão (oeste) e Sind (sul).
 
O ex-magistrado Ahmed só venceu na Assembleia da noroeste Khyber Pakhtunkhwa, onde seu partido, o 'PTI', tem maioria.
 
A conservadora Liga Muçulmana (PML-N) de Hussein mostrou absoluto domínio da política paquistanesa com a vitória de hoje, que praticamente fecha o processo eleitoral iniciado em maio passado com as eleições legislativas.
 
A eleição presidencial, da qual participaram quase 700 parlamentares, foi boicotada por cerca de 200 deputados de diversas forças opositoras com o Partido Popular (PPP).
 
O PPP argumentou que a súbita mudança da data da votação, anunciada a princípio para 6 de agosto, impediu a correta realização do processo e diminuiu as chances dos grupos de oposição.
 
O novo chefe de Estado é de perfil político discreto, mas esteve na PML-N ao lado do atual primeiro-ministro, Nawaz Sharif, durante décadas.
 
Diversos veículos de imprensa locais destacaram nos últimos dias que a eleição de Mamnún como candidato de seu partido se deve em parte a sua fidelidade a Sharif, que pretende ter na presidência alguém afim que lhe garanta estabilidade institucional.
 
Após a reforma constitucional impulsionada durante o mandato passado pelo governo do PPP a figura de presidente ficou limitada a um papel simbólico e de representação do Estado, sem atributos de governo.
 
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
http://www.youtube.com/naoquestione
http://nao-questione.blogspot.com.br/?view=flipcard
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário