quarta-feira, 31 de julho de 2013

ENQUANTO OTAN SE RETIRA, AUMENTA NÚMERO DE VÍTIMAS CIVIS NO AFEGANISTÃO

 
O número de vítimas civis aumentou nos últimos meses no Afeganistão, principalmente entre mulheres e crianças, tendência que indica um cenário violento quando as tropas da Otan se retirarem do país em 2014, segundo um relatório apresentado nesta quarta-feira pela Missão das Nações Unidas no Afeganistão (Unama).
 
Enquanto as forças internacionais (Isaf) recuam, a guerra afegã se encontra em um dos momentos mais sangrentos desde seu começo, em 2001, com um aumento do número de mortos entre civis e as forças de segurança afegãs.
 
Na primeira metade deste ano morreram 1.319 civis, o que representa um aumento de 14% em relação aos primeiros seis meses de 2012, segundo o relatório semestral elaborado pela Unama. O número de feridos foi de 2.533, 28% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.
 
O maior aumento ocorreu entre as mulheres, com 106 vítimas fatais e 241 feridas, o que significa um crescimento de 61%. No mesmo período, 231 crianças morreram e 529 ficaram feridas, 30% a mais que no ano anterior, acrescentou a Unama.
 
O organismo internacional explicou o aumento de vítimas entre mulheres devido ao crescimento dos enfrentamentos entre as forças de segurança afegãs e os insurgentes islamitas, que já representam a segunda causa de morte de civis, com 9% do total.
 
Os enfrentamentos diretos aumentaram como consequência da transição da segurança das mãos internacionais para as forças afegãs, cuja última fase começou em junho.
 
'Com a aceleração da transição de segurança e o fechamento de bases internacionais aumentaram os ataques dos elementos antigovernamentais', disse em Cabul a diretora de Direitos Humanos da ONU para o Afeganistão, Georgette Gagnon. Os analistas afegãos estão de acordo com o diagnóstico da ONU.
 
'A retirada internacional causou o aumento de civis e policiais mortos, enquanto diminuem as baixas das tropas da Isaf', disse à Agência Efe o analista político Ahmad Sayeedi.
 
Nos seis primeiros meses de 2013 morreram 95 soldados da missão da Otan no Afeganistão, o número mais baixo desde 2006, quando 75 militares perderam a vida no mesmo período, de acordo com o portal independente 'iCasualties'.
 
Ao mesmo tempo, 2.748 policiais afegãos morreram nos últimos quatro meses, uma média de 22 por dia, segundo o Ministério do Interior.
 
'O aumento de vítimas civis e policiais se deve à fraqueza e pouco profissionalismo das forças de segurança afegãs, que não têm o treinamento adequado', avaliou Sayeedi.
 
'Acho que continuarão aumentando as vítimas civis, já que as forças de segurança operam em zonas residenciais e os talibãs dependem muito dos artefatos explosivos', sentenciou o analista.
 
A detonação de artefatos explosivos foi a principal causa de morte de civis (35%), enquanto os ataques coordenados e os atentados suicidas representaram 17% das vítimas.
 
A Unama atribui a maioria das vítimas civis (74%) a ações da insurgência talibã e outros grupos opositores, 9% aos corpos de segurança governamentais e 12% aos enfrentamentos entre as forças pró e antigoverno. O restante (4%) se deveu a explosivos abandonados.
 
O relatório ressaltou um aumento dos ataques contra civis que trabalham para o governo, tribunais e líderes religiosos.
Em comunicado, os talibãs afirmaram que qualquer um que trabalhe para o Executivo do presidente Hamid Karzai é um alvo legítimo.
 
'Nunca consideramos civis aqueles que estão envolvidos diretamente na ocupação de nosso país e trabalham para organismos do inimigo', disse o porta-voz insurgente Zabihula Mujahid.
 
Apesar da maior parte das vítimas ser em função da insurgência, as mortes em operações da missão da Otan não são incomuns e causam atrito com o governo afegão.
 
Os ataques aéreos das forças da Otan são controvertidos e o governo afegão os proibiu em áreas próximas às zonas habitadas.
 
A limitação dos ataques aéreos poderia explicar a queda em 30% dos mortos civis (49) em bombardeios. O número de feridos neste tipo de ataque foi de 41.
 
Os bombardeios de drones (avião não-tripulado) dos Estados Unidos deixaram 15 mortos e sete feridos, segundo a ONU.
 
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
http://www.youtube.com/naoquestione
http://nao-questione.blogspot.com.br/?view=flipcard
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário