segunda-feira, 2 de junho de 2014

AVIÃO SOLAR PROJETADO PARA DAR VOLTA AO MUNDO FAZ SEU PRIMEIRO VOO

Avião foi projetado para dar a volta ao mundo em 2015

Um avião movido a energia solar, projetado para dar uma volta ao mundo em 2015, fez seu primeiro voo de teste na manhã desta segunda-feira, na Suíça.



O Solar Impulse 2 decolou de madrugada de uma pista em Payerne e retornou duas horas mais tarde.

A aeronave é uma versão maior e melhorada de um outro avião, que cruzou os Estados Unidos no ano passado levando os aventureiros Bertrand Piccard e Andre Borschberg na cabine de comando.

O piloto de testes Markus Scherdel, que comandou a missão desta segunda-feira, voou a uma altitude de 1,8 mil metros, realizando uma série de manobras para testar a aeronave.

Scherdel relatou vibrações durante a fase inicial do voo mas, de maneira geral, a missão parece ter tido resultados positivos.

"Os resultados iniciais parecem estar de acordo com os cálculos e simulações", informou um comunicado divulgado posteriormente pela equipe.
Desafio

Nos próximos meses, a aeronave será submetida a mais voos para que receba as certificações necessárias.

"Hoje é um grande dia para a equipe do Solar Impulse", disse Piccard à BBC News.

"Um avião como esse é absolutamente único. E, pela primeira vez na história, temos um avião que voa sem combustível, dia e noite, mostrando o incrível potencial de tecnologias limpas, todas essas tecnologias que o mundo também pode usar de forma a reduzir a dependência em combustíveis fósseis (...) e resolver o problema da poluição".

A aeronave é feita de fibra de carbono e tem envergadura de asa de 72 metros, maior que a de um Boeing 747. No entanto, o Solar Impulse 2 pesa apenas 2,3 toneladas.

A superfície das asas é coberta por 17 mil células solares, que alimentam quatro motores elétricos capazes de atingir velocidade de 140 km por hora.

Durante o dia, as células solares recarregam baterias de lítio que, à noite, mantêm os motores em funcionamento.

O primeiro avião Solar Impulse estabeleceu vários recordes mundiais, incluindo o de voo mais longo de avião tripulado movido a energia solar - 26 horas. Outros recordes foram o de primeiro voo intercontinental de avião movido a energia solar e maior distância coberta por voo pilotado de nave movida a energia solar (drones movidos a energia solar são capazes de ficar no ar durante semanas).

Este último recorde foi estabelecido durante a épica jornada de Piccard e Borschberg cruzando os Estados Unidos em maio, junho e julho do ano passado.

Mas o grande feito da dupla torna-se minúsculo quando comparado à complexidade e dificuldade da volta ao mundo que a equipe do Solar Impulse 2 planeja fazer.

Isso porque a jornada terá de incluir a passagem sobre os oceanos Atlântico e Pacífico. Para cruzar o Pacífico, por exemplo, o avião terá de voar durante cinco dias e cinco noites.

A cabine comporta apenas uma pessoa. Ela contém um assento reclinável para permitir que o piloto se exercite e tire sonecas curtas.

Fonte: BBC Brasil

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário