Pouco antes da partida contra o México, manifestantes de movimentos sociais enfrentaram a PM, que usou bombas de gás lacrimogênio e jatos de água para dispersá-los
Com informações da Agência Brasil
Em Fortaleza (CE), nesta terça-feira 17, uma manifestação iniciada às 11h30 e que se dirigia para o estádio do Castelão, onde aconteceu o jogo Brasil e México, teve pelo menos 19 adultos detidos e 11 adolescentes apreendidos pela Polícia Militar (PM), segundo a Secretaria de Segurança Pública do Ceará.
A instituição não soube informar o motivo das detenções, mas a PM alegou depredação do patrimônio. O protesto foi organizado por entidades como movimento estudantil, partidos políticos, entidades sindicais, Movimento Passe Livre, Comitê pela Desmilitarização da Polícia, Comitê Popular da Copa, além de comunidades ameaçadas de remoção.
O contingente de PMs deslocado para todas as manifestações contra a Copa em Fortaleza é, de acordo com o porta-voz da PM, tenente-coronel Fernando Albano, 3,8 mil homens.
Segundo o oficial, após a obstrução de uma das vias principais de acesso ao estádio pelos manifestantes, a PM usou bombas de efeito moral e o Caminhão de Controle de Distúrbios Civis, um carro blindado de 20 toneladas que tem capacidade de suportar tiros de fuzil e comportar 4,5 mil litros de água que, por meio de um canhão, acerta jatos de água contra os manifestantes.
Movimentos sociais criticaram a atuação da polícia. “Estávamos gritando palavras de ordem, como 'Da Copa eu abro mão, quero dinheiro pra saúde, moradia e educação', e chegamos diante da polícia. Tinha muita, muita polícia, e nós decidimos voltar”, relatou a integrante do Comitê Popular da Copa, Patrícia Oliveira. O número de participantes no protesto não foi divulgado.
Concomitantemente, ocorreram protestos em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. No Rio, a polícia realizou quatro apreensões.
Segue o
link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria
de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO
QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre
a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"
(inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística,
científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"
(inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso
os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor
entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário