A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e seus sindicatos estão convocando uma greve nacional para o próximo dia 24. A paralisação acontecerá em reposta ao novo plano de Gestão e Negócios aprovado pelo Conselho de Administração da Petrobrás, que prevê cortes de 89 bilhões de dólares nos investimentos e nas despesas da empresa, além da venda de ativos que poderá reduzir em 57 bilhões o patrimônio da estatal.
Segundo a entidade dos petroleiros, isso significará o desmantelamento do Sistema Petrobrás, colocando em risco empregos, direitos e conquistas sociais. A BR Distribuidora, ainda de acordo com a FUP, já está em processo de abertura de capital e outros ativos estratégicos serão entregues ao mercado, se os trabalhadores não barrarem esse ataque.
A decisão de cruzar os braços foi tomada durante a quinta plenária da categoria, que ocorreu no início deste mês, em Guararema, interior de São Paulo. A aprovação por unanimidade da greve definiu que a prioridade da categoria será a luta em defesa da Petrobras e do pré-sal.
As entidades dos petroleiros citam a greve de 1995, como exemplo da luta que deverá ser travada este ano. Naquela oportunidade, os trabalhadores realizaram a maior greve da categoria que paralisou as atividades da empresa durante 32 dias. A FUP destaca que a greve impediu a privatização da Petrobras pelo governo tucano de Fernando Henrique Cardoso.
Mobilização em Brasília
Nesta terça-feira (14), a Federação e seus sindicatos estão em Brasília, para participar do "Ato em defesa da Petrobrás e da democracia", que ocorre na Câmara dos Deputados. A mobilização foi convocada e organizada pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobrás, que se opõe ao projeto do senador José Serra (PSDB-SP), considerado entreguista pelos petroleiros. A Frente também ajudou a categoria a derrubar o PLS/131, que acaba com o controle único da Petrobrás sobre o pré-sal.
Para conhecer a íntegra da pauta de reivindicação dos petroleiros, acesse: http://migre.me/qHMHg
*Com informações da Federação Única dos Petroleiros
Fonte: Caros Amigos
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore
com o NÃO
QUESTIONE
Este Blog tem finalidade
informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito,
exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da
Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais,
verifica-se: “é livre
a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade
intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de
censura ou licença"
(inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso
os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor
entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário