segunda-feira, 6 de julho de 2015

BRASIL: OS DIREITOS HUMANOS NAS ESCOLAS


Por Cinthia Rodrigues

Publicada pela Assembleia das Nações Unidas em 1948, na tentativa de cicatrizar as feridas abertas da Segunda Guerra Mundial, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é ao mesmo tempo base sobre a qual se constroem as leis dos países e anseio distante para a realidade de boa parte do mundo. Nas escolas, ocorre algo similar: os direitos humanos fazem parte do currículo transversal obrigatório, mas são pouco lembrados no dia a dia. 

“O perigo que se corre ao não praticar os direitos é que esses se transformem em letra morta”, afirma Flávia Schilling, livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e integrante da Cátedra da Unesco para Paz, Direitos Humanos, Tolerância e Democracia. Para ela, as iniciativas sobre o assunto nas escolas são recentes, porque o Brasil só começou a se aproximar dos objetivos há poucos anos. “O direito à educação universal, por exemplo, só passou a ser efetivamente buscado no fim dos anos 1990”, comenta. 

Contrária ao enquadramento do tema como disciplina ou conteúdo formal, Flávia sugere que a questão seja trabalhada em projetos, aulas interdisciplinares e aplicada ao cotidiano. Situações não faltam no contexto escolar. Em parceria com o Instituto Vladimir Herzog, a Prefeitura de São Paulo publicou no início do ano cinco livros que debatem temas como bullying, homofobia, autoritarismo e solidariedade. Os títulos da coleção com conteúdo disponível na internet são Democracia na Escola, Respeito e Humilhação, Sujeitos de Direito, Igualdade e Discriminação e Respeitar É Preciso. 

Para Flávia, mais do que material específico, seria necessário mostrar como a temática rege as relações humanas o tempo todo. Uma possibilidade é aproveitar projetos de interesse para refletir sobre os direitos envolvidos, quais são os artigos que tratam deles na Declaração Universal e como está a situação daquele determinado ponto para as pessoas implicadas. É o que ocorre com o projeto “Inventar com a diferença”, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, responsável pela formação em cinema com ênfase nos direitos das pessoas para 5 mil escolas de todo o País em 2014. “Nos envolvemos tanto que agora prestamos atenção aos nossos direitos ou à falta deles em tudo o que fazemos”, conta Cleudson Silva Santos, educador cearense que recebeu formação de ONGs e universidades conveniadas. 

Ele foi responsável por coordenar o projeto na Escola Municipal Professor Francisco de Melo Jaborandi, em Jangurussu, periferia de Fortaleza. Alunos de 10 e 11 anos, de três turmas de 4º e 5º ano, estudaram a história do bairro e os problemas que a comunidade enfrenta para elaborar um filme-carta, em que a localidade ganha vida e se transforma em narradora das próprias agruras e lutas. “Estamos no lugar mais vulnerável da cidade, uma região que só aparece nas páginas de crime e falamos dos direitos à cultura, à expressão e à dignidade”, comenta o educador. As aulas consistiram tanto em técnicas de enquadramento e edição quanto no debate sobre quais direitos universais eram respeitados por ali. “Tivemos de usar o Google Street View para as imagens dos exercícios por causa do risco de deixar crianças com equipamentos nas ruas e, enquanto contornávamos isso, falamos da falta de liberdade que a violência causa. Crianças e adultos puderam expor sua visão e pensar em soluções e no seu papel para mudar a situação”, diz Cleudson. 

O filme-carta foi feito com uma maquete do bairro que envolveu aulas de proporção e de Artes. Os elementos presentes no projeto vão desde lojas comerciais até uma viatura policial queimada, além de fotos de família trazidas pelos alunos. O trabalho ainda não está no ar porque é finalista em um concurso com as melhores peças do semestre passado, mas outros vídeos estão disponíveis na internet. 

Outro exemplo de prática de direitos humanos em escolas é o projeto “Jovens e seu potencial criativo na resolução de conflitos”, desenvolvido em 25 instituições da rede municipal do Rio de Janeiro. Os estudantes, inscritos pela direção ou voluntariamente, participam de atividades que desenvolvem a solidariedade e a cultura de justiça e paz de forma colaborativa. 

A ideia é inspirada nos Círculos de Justiça Restaurativa, programa de parceria entre Judiciário e escolas, que forma professores mediadores em diferentes estados. “A diferença é que não precisa haver um conflito evidente. Puxamos pelos assuntos que estão em pauta na escola e levamos à reflexão”, comenta a historiadora Maria Mostafa, coordenadora do projeto realizado pela Oscip Centro de Criação de Imagem Popular. Segundo ela, em todas as unidades as reclamações de bullying e violência caíram. “Um dos aprendizados, por exemplo, é que para garantir direito à expressão precisam também aprender a ouvir os outros se expressarem.” 

Flávia, da USP, propõe também a consulta da Declaração Universal diante dos assuntos polêmicos. “Todas as lutas contemporâneas estão presentes aí”, diz. O artigo 16º, por exemplo, refere-se ao casamento: “Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer restrição de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. Gozam de iguais direitos em relação ao casamento, sua duração e sua dissolução. O casamento não será válido senão com o livre e pleno consentimento dos nubentes”. Para a especialista, o texto pode ser usado tanto para falar de feminismo, costumes e religiosidade em diferentes países, quanto de casais homossexuais. “Há uma necessária relação entre o discurso dos direitos e sua vivência”, afirma a pesquisadora. À escola, fica reservado o duplo papel de apresentar a teoria e buscá-la na prática. 

Saiba mais:

Declaração Universal dos Direitos Humanos

www.dudh.org.br


Coleção Respeitar É Preciso:

http://bit.ly/1AQXZWW


Filme-Carta:

http://www.inventarcomadiferenca.org/filmes-carta



Fonte: Carta Fundamental

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário