terça-feira, 7 de julho de 2015

EDUCADOR NORTE-AMERICANO INOVA AO APRESENTAR TESE DE DOUTORADOEM FORMA DE QUADRINHOS


Se fazer um simples TCC já dá um trabalhão e não é exatamente divertido, imagine só se dedicar por meses a fio a uma tese de doutorado, cheia de detalhes e normas quadradas. Pois bem, há esperança. Na Universidade de Columbia, nos EUA, o doutorando Nick Sousanis apresentou sua tese em Educação usando o formato de história em quadrinhos – e foi aprovado!

Em vez de super heróis e ação, contudo, Sousanis usou o formato de quadrinhos para mostrar a importância do uso de imagens no aprendizado, o tema da tese, intitulada “Unflattening“. Seu estudo é uma comparação entre linguagem visual e escrita, trazendo a perspectiva de que ambas são imbricadas. Por meio de desenhos e com o auxílio das legendas, o educador explora conceitos filosóficos e faz citações, como em uma tese comum.

“A primazia das palavras em relação às imagens têm raízes profundas na cultura ocidental. Mas e se ambas as linguagens estiverem inextrincavelmente conectadas, parceiras igualitárias na formação do discurso? Escrito e desenhado completamente no formato de quadrinhos, Unflattening é um experimento em pensamento visual. Nick Sousanis desafia a forma convencional do discurso acadêmico para oferecer aos leitores uma peça que é, ao mesmo tempo, um trabalho de arte incrível e uma pesquisa séria sobre a maneira com que os humanos constroem conhecimento“, afirma a review do Comics Grid.

Confira algumas partes da tese:






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