sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

PORTUGAL OFERECE CIDADANIA A DESCENDENTES DE JUDEUS EXPULSOS


O governo português aprovou novas regras, segundo as quais descendentes de judeus expulsos do país há mais de 500 anos podem pedir cidadania.

Muitos judeus sefarditas ─ originários de Portugal e da Espanha ─ foram mortos, forçados a converter-se ao cristianismo ou a deixar o país no final do século 15.

O Parlamento abriu caminho para uma mudança nas leis de cidadania há dois anos, mas precisava da aprovação do gabinete.

A partir de agora, descendentes de judeus sefarditas que puderem provar ligações fortes com Portugal podem pedir um passaporte.

Segundo o governo, as provas podem ser uma combinação de sobrenome, língua falada na família ou evidência de ascendência direta.
Presença antiga

Milhares de judeus sefarditas foram expulsos na península Ibérica, primeiro da Espanha e depois de Portugal.

Alguns deles vieram para o nordeste brasileiro, onde fundaram a primeira sinagoga das Américas, em Recife.

Outros, que foram para outras partes da Europa e do continente americano, continuaram a falar uma forma de português em suas novas comunidades.

O governo português reconhece que os judeus viveram na região muito antes de o reino português ter sido fundado, no século 12.

"Não é possível mudar o que já foi feito", disse que a ministro da Justiça portuguesa Paula Teixeira da Cruz. Ela afirmou ainda que a mudança da lei era a "atribuição de um direito".

A comunidade judaica de Portugal, que já teve dezenas de milhares de membros, foi reduzida a apenas 1 mil pessoas – a maioria delas judeus asquenazi, com raízes no leste europeu.

A Espanha também debate uma lei similar como forma de reparação ao tratamento que o país deu a judeus no passado.

Fonte: BBC Brasil

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário