segunda-feira, 26 de outubro de 2015

BRASIL: MST – 1° FEIRA NACIONAL DA REFORMA AGRÁRIA


"Trator e agroquímico é o atraso, do século 20! Hoje o progresso está em produzir com técnicas sem veneno em equilíbrio com a natureza, aumentando a produtividade da mão-de-obra e do espaço físico”, afirma dirigente.24 de outubro de 2015 11h24

Centenas de pessoas participaram do Ato em Defesa da Alimentação Saudável. /Foto: Ricardo Retamal


Por Rafael Soriano
Da Página do MST


Na tarde desta sexta-feira (23), centenas de camponeses se reuniram com representantes do governo para oficialmente lançar a 1ª Feira da Reforma Agrária, que acontece até o próximo domingo (25) no Parque da Água Branca, em São Paulo.

Como de costume nos encontros entre movimentos populares e representantes do poder público, apesar da celebração do momento criado pela Feira, o clima também foi de cobranças.

A mística de abertura trouxe a reflexão sobre os limites entre “os remendos e o direito ao casaco, entre o pedaço de pão e o acesso ao pão verdadeiro, entre mais salário e toda a fábrica” (Clique aqui para ver mais fotos da feira).


Com estética de teatro popular as apresentações questionaram aos políticos presentes: “eu vim cobrar! Que tem vocês?”


A presidente Dilma Roussef enviou uma mensagem em vídeo saudando a Feira dos “companheiros do MST”, e parabenizou o que considerou como um “admirável poder organizativo de força produtiva”. 

Na avaliação da chefe de Estado, “a Reforma Agrária continua a ser uma luta fundamental para a construção do Brasil desenvolvido com que sonhamos, uma Reforma Agrária que garanta o acesso à terra e também assegure apoio à produção sustentável, crie os canais de comercialização justa e garanta qualidade de vida às famílias nos assentamentos”. “Que venham muitas outras Feiras!”, parabenizou. Confira a íntegra da mensagem:

"Louvamos a saudação da Presidenta, mas não vivemos só flores. Dilma está em dívida com a reforma agrária. Cadê a efetivação do Plano de agroecologia? Não saiu nem um centavo! E as providências para passar parte da Conab para o MDA? O Governo na teoria é contra os agrotóxicos, mas na prática a ministra Kátia Abreu quer acabar com a Anvisa. Nós não vamos permitir!", disse Stedile.


Brasil sem veneno


Após muito debate junto à comunidade científica, finalmente a Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu a nocividade do glifosato, um dos herbicidas que mais tem causado danos ao meio ambiente e também para o ser humano.


Mística cobra figuras públicas sobre a Reforma Agrária/ Foto: Júlio Oliveira

No Brasil, maior consumidor de agrotóxicos do mundo, o componente representa 35% do veneno derramado na agricultura, enquanto que já é proibido em diversos outros países. 

Para o membro da coordenação nacional do MST, João Pedro Stedile, por muito tempo as esquerdas confundiram “desenvolvimento das forças produtivas com a presença de máquinas e veneno no campo”.

Ele alerta: “trator e agroquímico é o atraso, do século 20! Hoje o progresso está em produzir com técnicas sem veneno em equilíbrio com a natureza, aumentando a produtividade da mão-de-obra e do espaço físico”.


Patrus prometeu assentar todas as famílias até 2018/ Foto: Joka Madruga 


Perigo à mesa 


Segundo o Dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), avaliações toxicológicas recentes revelam a presença de 15 a 17 tipos de substância agrotóxicas presentes na alimentação dos brasileiros.

O documento alerta para a ausência de estudos sobre as consequência para a população exposta a essas substâncias. A saída para um cenário de ecatombe: a transição à agroecologia.

Em referência à recorrente afirmação de que o governo quer assentar até o final do atual mandato “todas as famílias hoje acampadas” (120 mil), o ministro Patrus Ananias, da pasta do Desenvolvimento Agrário (MDA), foi enfático: “não falamos no tom de promessa. Vamos enfrentar as dificuldades juntos.”

Defendendo o acesso das famílias à terra e uma transição ao modelo agroecológico, Patrus mencionou as políticas que classificou como “ousadia”, a exemplo do Fome Zero e da construção de 1 milhão de cisternas no Semi Árido brasileiro.



“Se não sonharmos e ousarmos inovar não realizamos. Lembrem das críticas da direita e de todos os lados que o presidente Lula sofreu à época do lançamento do Fome Zero, e hoje celebramos a retirada do Brasil do Mapa da Fome. Hoje, no Ceará acabamos de acordar com o Governador uma forma para assentarmos todas as famílias do estado que vivem sob a lona.”

No ato estiveram presentes em celebração ao lançamento do evento de caráter nacional os diversos parceiros, das esferas públicas municipal, estadual e nacional, bem como da sociedade civil. A realização da 1ª Feira Nacional da Reforma Agrária é fruto da interseção dos esforços do Movimento e dos vários atores que se somaram na luta pela alimentação saudável para toda população.

<<<Opinião NÃO QUESTIONE>>>
Eu fui no sábado e no domingo e pude presenciar que o BRASIL, sim, tem solução!
Pena que eu não consegui uma bandeira do MST, mas fiquei muito feliz de ver o progresso diante dos meus olhos.


Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário