quarta-feira, 14 de outubro de 2015

BRASIL: VOCÊ SOUBE? - ALCKMIN MANDA SECRETÁRIO RECEBER PRÊMIO DE GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS EM SEU LUGAR


Além de não ter coragem de ir receber o 'prêmio', o governador tornou secretos os documentos da Sabesp referentes à gestão da água em caso de racionamento

São Paulo – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), mandou o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, receber o Prêmio Lúcio Costa pela gestão de recursos hídricos em seu lugar, hoje (13), às 20h, na Câmara dos Deputados. Embora tenha dito que o prêmio era, “modéstia à parte, merecido”, o governador foi constrangido por críticas e protestos por receber a congratulação mesmo com a Região Metropolitana de São Paulo enfrentando falta de água diariamente, não tendo plano de contingência e sendo sabido que o governo paulista tinha condições de evitar essa situação.

O prêmio foi indicado ao governador pelo deputado federal tucano João Paulo Papa, que é membro da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, "em virtude do trabalho desenvolvido à frente da Sabesp e da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo". Papa foi indicado diretor da Sabesp na Baixada Santista, pelo governador, após deixar a prefeitura de Santos, em 2013. E deixou o cargo para assumir a cadeira de deputado federal.

A escolha do secretário não foi por acaso, já que ele é um defensor da gestão de recursos hídricos de Alckmin, desde antes de ser nomeado auxiliar do governador. “A condução da crise por parte do governo de São Paulo e da Sabesp foi absolutamente irrepreensível, dentro dos mais rigorosos padrões técnicos”, afirmou Braga, sobre o prêmio a Alckmin.

Organizações que têm denunciado a má gestão do governo paulista consideraram revoltante a indicação, como o coordenador do Coletivo de Luta pela Água, Edson Aparecido. "Isso é mais absurdo do que a própria crise. Ela é resultado justamente da incapacidade de gestão e planejamento do próprio governador Alckmin, que não deu ouvido a avisos, não investiu, não cumpriu promessas que ele mesmo fez na crise de 2003. Esse tipo de premiação é incentivo à má gestão, não tem o menor cabimento."

O coletivo vai realizar um protesto na tarde de hoje, na Praça do Patriarca, centro da capital paulista, contra a entrega do prêmio ao governador. Na manhã de hoje, um grupo de manifestantes ironizou a congratulação criando o Prêmio Torneira Seca, na Avenida Paulista.

Hoje, a Aliança pela Água divulgou um relatório em parceria com o Coletivo, o Greenpeace e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) sobre a violação de direitos humanos e as responsabilidades governamentais pela falta de água na Região Metropolitana de São Paulo. Para as entidades, a crise é “resultante da falta de planejamento e descumprimento de dispositivos previstos na legislação” e Alckmin “demonstra indiferença e desprezo à legislação e ao planejamento capaz de assegurar segurança hídrica”.

Sigilo

E na contramão de dar transparência à gestão, o site IG revelou hoje que o governador decidiu impor sigilo sobre informações relativas a rodízio e manutenção do abastecimento ininterrupto de água, sob alegação de temer “ações terroristas”. Segundo a Sabesp, informar os locais em que não pode faltar água, como hospitais, “poderia ensejar ações com potencial para absoluto descontrole social, colocando inclusive em risco a vida dos pacientes”.

E prossegue: "O dano ou a sua ameaça ao sistema de abastecimento público de água traria enorme prejuízo à sociedade, podendo ensejar inclusive depredações e violência contra os órgãos do Estado. O uso de tais informações para planejamento de ações terroristas é uma hipótese remota, porém, não pode ser descartada".

Porém, no pacote de informações consideradas secretas, às quais a população não poderá ter acesso pelos próximos 15 anos, poderão ser inseridos os motivos de corte no abastecimento que ocorre todos os dias em vários bairros da capital paulista, além de informações sobre a qualidade da água e sobre obras para enfrentamento da crise.


Fonte: Carta Maior

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário