segunda-feira, 19 de outubro de 2015

O PORSCHE DA JESUS.COM E A GUERRA SANTA DE CUNHA


Dilma pode sair do pântano da ingovernabilidade se souber tirar proveito do tropeço dos seus adversários, e revisar os erros cometidos por seu governo.

Passear de porsche é algo divino, celestial. A Justiça brasileira descobriu que Eduardo Cunha, o evangélico deputado que lidera a missão de derrubar Dilma Rousseff por considerá-la antiética, comprou dois Porsches Cayenne com o dinheiro obtido dos subornos do escândalo do chamado “petrolão”. Um dos Porsches foi dado de presente à sua esposa, a jornalista Cláudia Cruz, por quem talvez se apaixonou quando ela apresentava telejornais na TV Globo. O inimigo público número um de Dilma lavou dinheiro sujo desviado da Petrobras através de empresas de fachada como a Jesus.com e de contas bancárias de uma das tantas igrejas neopentecostais dos pastores televisivos que pregam uma moral torta e um fanatismo cego, hipócrita e perigosamente antirrepublicano, por defender uma poderosa bancada de congressistas reacionários e golpistas. Apenas mais um sintoma de regressão democrática que ameaça o governo de Dilma e a institucionalidade da maior democracia de América Latina.

Os detalhes dos delitos do deputado Cunha, demonstrados por documentos que chegaram recentemente da Suíça – onde ele tinha escondido milhões de dólares – foram divulgados na sexta-feira (16/10), três dias depois de Cunha estar a um tris de iniciar o processo de “admissibilidade” do juízo político – ou seja, o golpe contra Dilma. Cunha, do governista (ma non troppo) Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), teve como aliado o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), liderado por Aécio Neves, o candidato presidencial derrotado no segundo turno de 2014 por Dilma, por pouco mais de três milhões de votos de diferença.

A avançada golpista programada para a terça parecia inexorável, mas foi neutralizada no último momento pelo Supremo Tribunal Federal, através de uma medida cautelar que freou, por enquanto, a trama combinada entre Cunha e os homens de Aécio Neves. Essas duas derrotas consecutivas do plano em favor do impeachment, através de decisões do Supremo, e as provas que surgiram contra Cunha na sexta-feira, trouxeram um alívio momentâneo ao governo.

Embora a ameaça desestabilizadora tenha sido coibida, ela ainda promete continuar por meses, ou talvez anos, ainda que com seus principais instigadores, Cunha e Aécio, desmoralizados – e, no caso de Cunha, ameaçado por um processo que pode levá-lo à cassação.

Dilma pode sair do pântano da ingovernabilidade se souber tirar proveito do tropeço dos seus adversários, e revisar os erros cometidos por seu governo. Mas que ninguém espere milagres. A presidenta não recuperará a popularidade perdida no curto prazo: somente 10% dos cidadãos a apoiam. Também é impossível reativar imediatamente uma economia em recessão de quase 3% em 2015. Sua gestão está sendo bastante questionada, mas ainda tem a legitimidade democrática dada pelos mais de 54 milhões de votos. As pesquisas manhosas induzem a pensar que mais de 60% dos brasileiros apoia o impeachment, quando o certo é que o ativismo golpista se sustenta nas classes médias e brancas, as quais roubaram as ruas da esquerda, com mobilizações que convocaram milhões de indignados este ano. Não está demonstrado que essa rebelião conservadora tenha seduzido os setores populares, que rechaçam o programa neoliberal do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que aumentou o desemprego, reduziu salários e cortou os recursos de alguns programas sociais.

Recentemente, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou uma campanha para alterar os rumos do ajuste e promover a queda de Levy – além de pedir a Dilma que não dê às costas aos seus eleitores, e não insista num programa econômico similar ao que seria aplicado por um hipotético governo de Aécio.

Com chapéu camponês, o ex-dirigente sindical afirmou que está percorrendo o país, para recompor o diálogo com os movimentos populares. Na terça-feira, o mesmo dia em que o golpe foi contido temporariamente, Lula recebeu Dilma no Congresso da Central Única dos Trabalhadores (CUT), onde houve gritos contra o impeachment e o que foi chamado de “terceiro turno” eleitoral, algo que Aécio Neves vem tentando forçar desde que perdeu o segundo turno do ano passado.

Além da mística do ato em si, onde esteve presente o ex-governante uruguaio José Mujica, se observa que a presidenta ainda conta com alguma margem de manobra para dialogar com a maior organização sindical brasileira, cuja principal demanda é fim do ajuste. A partir de amanhã, começará a ser revelado o futuro de Levy no Ministério da Fazenda, e o do “peemedebista” Eduardo Cunha na presidência da Câmara dos Deputados. Com isso, haverá mais claridade sobre o destino de um governo incerto.

Cláusula democrática da Unasul, garantia de continuidade de Dilma

Prevendo uma terça-feira 13 fatídica, Dilma havia denunciado, na quinta-feira anterior (8/10) a iminente tentativa de um “golpe paraguaio”, em alusão à coreografia institucional que derrubou Fernando Lugo em 2012, quando ele foi sucedido por seu vice-presidente Federico Franco, após um juízo sumário no qual se acusou o presidente democrático de ter violado a soberania ao respaldar a cláusula democrática do Mercosul, entre outras coisas.

A comparação de Dilma com o caso ocorrido no Paraguai teve diversas leituras.

Uma delas foi interpretá-la como uma acusação indireta ao seu vice-presidente e líder do PMDB, Michel Temer, uma espécie de Federico Franco brasileiro, dedicado há meses a criar intrigas, esperando que alguma delas o leve à presidência.

Outra conclusão surgida da analogia com o caso paraguaio foi que se o país guarani foi suspendido do Mercosul precisamente por violar a cláusula democrática, essa jurisprudência poderia ser invocada por alguns membros do bloco por não reconhecer um eventual governo brasileiro ilegítimo.

Perante a ameaça de uma quebra institucional, vários presidentes sul-americanos manifestaram seu respaldo à administração do Partido dos Trabalhadores (PT), a quarta consecutiva desde 2003.

No dia 8 de outubro, enquanto Dilma alertava sobre o risco de um golpe, na Argentina o candidato presidencial Daniel Scioli tomou a decisão de viajar a Brasília. “Foi uma atitude importante, um gesto de solidariedade com Dilma… nos momentos difíceis é quando vemos quem são os amigos”, disse o assessor internacional de Scioli, Rafael Follonier, durante um diálogo informal com este diário no Palácio do Planalto, na última terça.

Follonier foi também quem articulou dois encontros recentes entre Lula e Scioli – o primeiro em abril, em São Paulo, o segundo há um mês, em Buenos Aires.

Velho militante de esquerda, amigo de muitos anos de Marco Aurélio Garcia, Rafael Follonier disse ao Pagina/12 que o respaldo dado por Scioli a Dilma demonstra a afinidade que existe entre ambos e garante a “continuidade” do projeto integracionista de “Néstor, Lula e Cristina”.

Antes de receber a delegação argentina, Dilma conversou com o secretário-geral da Unasul, o colombiano Ernesto Sampar, que defendeu sua permanência no cargo. Assim como no Mercosul, na Unasul “existe uma cláusula democrática que prevê que se deve intervir para evitar que se altere a ordem constitucional de forma brusca”.


Fonte: Carta Maior

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário