segunda-feira, 19 de outubro de 2015

JOHN REED MORREU HÁ 95 ANOS




Autor do famoso livro 'Os dez dias que abalaram o mundo', A popularidade de Reed como líder revolucionário levou à criação de clubes 'John Reed' nos EUA.

Jornalista e poeta, a vida pitoresca de escritor revolucionário terminou na Rússia, mas fez dele um herói de uma geração de intelectuais de esquerda. Reed foi amigo de Lenine e testemunha da Revolução de Outubro de 1917. Registou os acontecimentos históricos no seu famoso livro “Os dez dias que abalaram o mundo “(1919).

John Silas Reed nasceu, em Portland , a 22 de outubro de 1887, numa família abastada e socialmente ativa. No colégio, fez parte da equipa de natação e do grupo de teatro. Depois de se licenciar na Universidade de Harvard (1910), viajou pela Europa. De regresso, trabalhou como jornalista nas revistas “New Review” e “The Masses”.

Em 1913, publicou o seu primeiro livro “Sangar”, uma coleção de poemas. Foi preso ao discursar para trabalhadores grevistas, em Paterson (Nova Jersey). Reed passou 4 dias na prisão, escrevendo “O Espetáculo da Greve de Paterson”, que foi encenado no Madison Square Garden, em benefício dos trabalhadores.

De 1911 a 1914, John Reed esteve no México a fazer reportagens sobre a Revolução Mexicana para as revistas “Metropolitan” e “New York World”. Reed passou quatro meses com o general Pancho Villa e as suas tropas, vivendo e descrevendo a luta revolucionária em “México insurgente” (1914).

Durante a I Guerra Mundial, Reed trabalhou como correspondente de guerra. Muitas das suas reportagens foram rejeitadas devido às suas simpatias políticas. Reportagens sobre a guerra na Alemanha, Sérvia, Roménia, Bulgária e Rússia foram reunidas no livro “A Guerra na Europa Oriental” (1916).

“Os dez dias que abalaram o mundo” (primeira edição, 1919) – Foto de wikipedia “Os dez dias que abalaram o mundo” (primeira edição, 1919) – Foto de wikipedia
Reed foi um dos repórteres mais bem pagos dos Estados Unidos, mas a ideia de viajar para a Rússia para fazer a cobertura da Revolução não foi bem recebida. No entanto, conseguiu o apoio da “The Masses” e foi para São Petersburgo. Reuniu-se várias vezes com Lenine a quem mostrou os originais do livro “Dez dias que abalaram o mundo”.

Reed planeou sair da Rússia pela Letónia, mas era impossível atravessar as linhas entre o exército branco e o Exército Vermelho, de modo que teve de fazê-lo pela Finlândia. Essa aventura terminou em Turku a bordo dum navio. Reed foi preso por contrabando, sendo libertado em junho e regressando a São Petersburgo, através da Estónia. Em Moscovo foi eleito para o Comité Executivo do Internacional Comunista.

No seu famoso livro, Reed focou um momento crucial da história, quando Lenine pressionou os bolcheviques a tomar o poder. Operários, camponeses, soldados e marinheiros assaltaram o Palácio de Inverno. Trotsky anunciou a derrocada do governo provisório. As forças contra-revolucionárias ameaçaram Moscovo. Reed relatou discussões, detalhou as maquinações políticas e especulou sobre os motivos pessoais.

Nos Estados Unidos, John Reed colaborou com a “Voz do Trabalho” (1919), editada pela “The New Communist”. Participou no Congresso do Partido Socialista da América, em Chicago. Depois tornou-se líder do Partido Comunista do Trabalho.

Pode ler mais em: https://www.marxists.org/archive/reed/

Artigo de António José André, para esquerda.net


Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário