Cientistas estudaram o vídeo que mostra o voo de um corpo celeste na região de lago Baikal em 25 de outubro e concluíram que se tratou de um meteorito com massa de 50-80 kg que se desintegrou completamente na atmosfera, disse à agência russa RIA Novosti o diretor do Observatório Astronômico da Universidade de Irkutsk, Sergei Yazev.
Em conjunto com Yazev o vídeo foi estudado pelo especialista em meteoritos Viktor Grokhovsky de Ekaterinburgo, e a cientista Maria Gritsevich.
Os cientistas conseguiram determinar que, antes de entrar na atmosfera, o meteorito tinha um peso de 50-80 kg e caia à velocidade de 20 km por segundo sob o ângulo de 20 graus da superfície da Terra. O vídeo, que foi fornecido pela Empresa Petrolífera de Irkutsk, mostra que a iluminação verde do meteorito desaparece na altitude de 37 km. Cientistas concluíram que o corpo celeste se queimou na atmosfera sobre o parque nacional do lago Baikal, sem atingir a superfície.
As informações sobre um corpo celeste luminoso apareceram nas redes sociais nos últimos dias de outubro. Os usuários avançaram várias versões do acontecido – desde a queda de uma peça de lixo espacial até pedaços de um míssil balístico.
Fonte: Voz da Rússia
Nenhum comentário:
Postar um comentário