terça-feira, 18 de agosto de 2015

BRASIL: ESPERANÇA E DIGNIDADE: A FÉ E A LUTA PELA MORADIA EM NITERÓI


Esperança e dignidade: a fé e a luta pela moradia em Niterói

Por Fábio Py e Ronilso Pacheco


Ouve-se as vozes gritando “MTST: a luta é para valer!”, nas proximidades do Largo da Batalha em Niterói, caminho para os que querem ir à região oceânica. O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto ocupou um antigo terreno que deveria ser utilizado para servir à população niteroiense com um terminal rodoviário que nunca foi levado à frente pelos governantes. A ocupação foi iniciada na madrugada da sexta-feira, dia 7 de agosto, sob clima tenso, em que os policiais do Bope chegaram a quebrar e jogar alguns bambus fora. Parlamentares do PSol de Niterói acompanharam de perto a ação, buscando salvaguardar os membros do movimento de algum abuso de autoridade e violência em meio à ação da polícia durante a ocupação que inicialmente contabilizava uma centena de pessoas nos primeiros cadastros do MTST.

Depois da ocupação, ao longo da semana, a Prefeitura de Niterói foi fazer as negociações e já existe a promessa de terrenos para que possam alocar as famílias que lá iniciaram a mobilização. Além disso, a boa notícia é que o assentamento já contabiliza cerca de 700 pessoas e vem chegando mais e mais famílias. É um prazer inenarrável assistir uma família chegar ao local. Mães, filhos, filhas, pais, com roupas comidas e com a esperança nos olhos de que o fim do processo de luta trará uma terra para morar. Chegam ao local, cortam bambus, jogam uma lona preta por cima – fazendo barraca. Precisam estar lá para que a partir da urgência de sua situação consigam o pleito da casa. Pontualmente, a promessa é que num dos terrenos prometidos pela Prefeitura, as famílias serão alocadas no programa “Morar Melhor” do governo federal.

Ataques

Claro, o caminho nem sempre é feito apenas por rosas. A página nas redes sociais do movimento de Niterói é hostilizada chamando-os, no mínimo, de 

“vagabundos”. Também carros que passam pela ocupação param para xingar, apontar o dedo e falar que deveriam todos estar num “camburão” – presos pela polícia-política. Ora, isso é interessante. Por que uma cidade que tanto se orgulha de ter uma população com os melhores índices de educação do País, sem analfabetismo, apontar o dedo de forma tão grotesca para pessoas em situação limite? Não é falta de educação? A resposta não é difícil. Para respondê-la, lembra-se o que o filosofo Karl Marx nos ensinou: isso não é uma questão apenas de educação. A partir do filósofo-revolucionário pensamos de uma forma mais total os gestos dos que hostilizam os trabalhadores sem-teto. Parece ser apenas uma faísca (entre outras silenciadas em outros momentos) da luta de classes na sociedade brasileira. Ela vem formando a espinha dorsal do racismo estrutural brasileiro que opõe os ricos, classes médias, brancas e racistas com o restante da população descendentes de africanos, indígenas e pobres no geral.


Ainda bem que mesmo diante de um processo tão vexatório tivemos no sábado, dia 15, por volta das 18 horas, a oportunidade de nos reunir numa celebração ecumênica marcando o início do acampamento chamado de “6 de Abril” em homenagem ao desastre das chuvas no morro do Bumba em Niterói. A celebração reuniu membros da ocupação, membros de diferentes espectros cristãs, representantes da umbanda, candomblé e do espiritismo, além de simpatizantes. Cantou-se músicas que lembraram o passado de luta e fé do povo brasileiro como “Cio da Terra”, de Milton Nascimento, e “Anunciação”, de Alceu Valença. Contudo, o momento alto foi quando uma fiel acampada, pentecostal, pediu para orar falando das lutas e da esperança da terra que Deus separou para ela. Particularmente, gostaríamos que todos os brasileiros tivessem a coragem da luta e da organização do movimento na região oceânica de Niterói, que ao mesmo tempo convida a todxs os sujeitxs que quiserem ter um teto digno na região fluminense para ir ao acampamento e iniciar a luta por sua dignidade. Afinal, aprendemos com o MTST que sua luta é para valer.

♦ Fábio Py é doutorando em teologia; Ronilson Pacheco é graduando em Teologia da PUC-Rio


Fonte: Caros Amigos

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário