terça-feira, 25 de agosto de 2015

BRASIL: FAO, ‘O BRASIL MOSTROU QUE É POSSÍVEL VENCER A FOME’


Em 2014, a FAO emitiu relatório retirando o Brasil do Mapa da Fome, já que o país teve a maior queda de subalimentados entre 2002 e 2014

“Capricha aí, que essa foto eu vou colocar na minha mesa”, disse o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, ao fotógrafo, quando estava posando ao lado do diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano. O diretor, em passagem pelo Brasil, fez uma visita de cortesia ao ministro, agradeceu ao apoio dado pelo MDA e salientou a importância da experiência brasileira no combate à fome no mundo.

“O Brasil mostrou que é possível vencer a fome, e esse é o grande ponto. Quando começamos o programa de erradicação da fome, com o Fome Zero, muita gente falou que era uma forma política de distrair a atenção dos problemas econômicos e nós conseguimos erradicar a fome no Brasil em menos de uma década”, apontou o diretor da FAO ao afirmar que essa é uma conquista que ninguém vai tirar do povo brasileiro.

Criado em 2003, quando o ministro Patrus Ananias era ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Fome Zero surgiu com a ideia de erradicar a fome no Brasil. Em 2014, a FAO emitiu relatório retirando o Brasil do Mapa da Fome, já que o país teve a maior queda de subalimentados entre 2002 e 2014, 82,1%. 

Segundo Graziano, o modelo brasileiro é um exemplo seguido por diversos países. “É um programa que deu certo, multiplicado no mundo inteiro. Nós temos Fome Zero na Ásia, na África e na América Latina. E essas são cartas que temos para mostrar que o programa realmente foi um sucesso”.

Lisonjeado, o ministro agradeceu a visita e destacou que o trabalho feito no MDA seguirá alinhado com as ideias da FAO. “É uma visita muito boa, carregada de boas energias e que reconhece o bom trabalho que estamos fazendo aqui e nosso êxito no combate à fome”, celebrou Patrus.

PAA África

Durante o encontro, Graziano ressaltou, ainda, a importância de se continuar trabalhando no Programa de Aquisição de Alimentos África (PAA-África), programa baseado na experiência brasileira de combate à fome. “Esse é um programa que temos que dar uma grande atenção. Os recursos estão garantidos e vamos continuar tendo ele como referência de trabalho”.

Patrus concordou e lembrou que o PAA é muito bem quisto pelos movimentos sociais do campo, das águas e das florestas. “O PAA é um consenso entre os movimentos sociais. Todos o consideram de grande importância”, concluiu.


Fonte: Carta Maior

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário