terça-feira, 18 de agosto de 2015

BRASIL: PESQUISA DE PROFESSORA DA UNIFESP APONTA REJEIÇÃO PARA ALÉM DE PT E DILMA


Esther Solano entrevistou manifestantes de protestos que ocorreram na Paulista

Por Lúcia Rodrigues

A pesquisa desenvolvida pela professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Esther Solano, revela que as manifestações contra o governo federal vão além do ataque à presidenta Dilma e ao Partido dos Trabalhadores. Ela entrevistou pessoas que participaram dos protestos em março e abril na avenida Paulista, em São Paulo, e verificou que as criticas também atingem políticos da oposição.

“O descontentamento é geral. Perguntamos se eles confiam no PSDB, no Alckmin, no Aécio. São pouquíssimos, os que confiam.” Sobre o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e seu partido, o PMDB, a situação é a semelhante. “Ninguém confia.” As lideranças (da oposição) querem puxar um sentimento antipetista, mas no fundo a desconfiança é total, com todos os partidos e com o sistema. É mais grave do que se pensa”, adverte.

A docente também conta que os manifestantes não acreditam na imprensa. A única ressalva feita é em relação à revista Veja. “Também perguntamos sobre os jornalistas mais representativos para eles. Responderam (Rachel) Sheherazade e (Reinaldo) Azevedo. Aí se vê que tipo de jornalismo está informando essas pessoas”, lamenta. “O jornalismo intolerante, senso comum, preconceituoso. Dá pra entender a mentalidade (dessas pessoas)...”

Mentiras

Ela cita uma série de mentiras que são consideradas verdades pelos manifestantes que vão para a rua gritar fora Dilma, fora PT.

“Eles acreditam que o PCC é um braço armado do PT, que o filho do Lula é dono da Friboi, que a Dilma pagou para votarem nela. A desinformação política é total”, critica.

Espanhola de Madri, a professora da Unifesp, ressalta que não suporta o complexo de vira-latas que muitos brasileiros têm. “O programa Bolsa Família é modelo na Europa e aqui é criticado...”

Esther conversou com a reportagem da Caros Amigos na tarde deste domingo, 16, quando participou de uma das mesas de debates da Jornada pela Democracia, organizada pela CUT e pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que ocorreu ao lado do Instituto Lula, no Ipiranga, zona sul da capital paulista. Dali ela seguiu para a avenida Paulista, para continuar a pesquisa.


Fonte: Caros Amigos

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário