terça-feira, 18 de agosto de 2015

BRASIL: ENFERMEIROS VOLTAM À GREVE, AMANHÃ 19/08/2015


Amanhã, quarta-feira, 19 de agosto, o pessoal de enfermagem estará em greve na região Centro, na quinta-feira a paralisação será na região Norte. Os enfermeiros exigem revisão salarial e melhores condições de trabalho e poderão endurecer as formas de luta.

Depois dos três dias de greve, com elevada adesão, na passada semana nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, os enfermeiros anunciaram, em conferência de imprensa realizada nesta segunda-feira 17 de agosto, greves nesta semana na região Centro (4ª feira, 19 de agosto) e na região Norte (5ª feira, 20 de agosto) e ameaçam radicalizar a luta, com novas ações em setembro.

Na conferência de imprensa, o presidente do sindicato dos enfermeiros portugueses (SEP), José Carlos Martins, acusou o ministério da Saúde de interromper as negociações do acordo coletivo de trabalho (ACT).

“Não somos nós que faltamos à verdade. Lutamos pela revisão da grelha salarial e regime de horário. O Governo não apresentou uma contraproposta ao acordo coletivo de trabalho", afirmou José Carlos Martins, segundo o site do Correio da Manhã.

Os enfermeiros lutam pela reposição dos salários e pelas progressões na carreira, congeladas desde 2005, contra os cortes nas horas extraordinárias em 50% (desde 2013) e exigem o horário de trabalho de 35 horas semanais.

Na RTP, no programa Bom Dia Portugal desta segunda-feira, José Carlos Martins desmentiu que "estivesse agendada uma reunião entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Enfermeiros para o final de agosto" e destacou: "A última reunião foi no dia 27 de julho, onde ficaram agendadas novas rondas negociais para os dias 8 e 11 de setembro. Se o Ministério quisesse evitar a greve tinha apresentado contrapropostas".

O presidente do SEP afirmou que os enfermeiros vão avançar com novas formas de luta, que podem passar por novas greves, concentrações e manifestações.


Fonte: Esquerda

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário