quarta-feira, 12 de agosto de 2015

BRASIL: EX-ARTISTAS DA TV CULTURA FAZEM APELO CONTRA O FIM DA EMISSORA - COM VÍDEO


Governo de São Paulo reduziu em 20% o orçamento da Fundação Padre Anchieta. Canal sofre com demissões e sucateamento da produção.

São Paulo – Uma petição foi lançada hoje (10) contra demissões e cortes na TV Cultura. A campanha “Eu quero a Cultura viva” conta com ex-artistas da emissora, que se solidarizaram e publicaram um vídeo em apoio ao movimento. O abaixo-assinado virtual busca 50 mil adesões e mira o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), o diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, Marcos Mendonça, e o Conselho Curador da Cultura.

“A TV e as rádios Cultura estão passando por um processo de desmonte e terceirização da programação, com a degradação de seu caráter público e de sua qualidade. Vários programas de referência da emissora foram extintos, como Zoom, Grandes Momentos do Esporte, Vitrine, Cocoricó e Bem Brasil. Outros tantos sofrem risco de extinção”, diz o texto da petição.

No vídeo, ex-atores e apresentadores da TV Cultura fazem o apelo, como Luciano Amaral, Gabi França e Sabrina Parlatore. “A melhor emissora pública do Brasil, minha, sua, nossa, de todos os brasileiros, ela está acabando e precisa de ajuda", afirma Amaral.
 
 
 
Segundo o blog Intervozes, a TV Cultura enfrenta uma crise financeira e tem sido alvo de demissões, encerramento de programas e sucateamento da infraestrutura, motivados por um desmonte gradual efetuado pelo governo Alckmin, que reduziu em 20% o orçamento da Fundação Padre Anchieta, e “pretende fazer cortes ainda maiores”.

O movimento Cultura Viva, com o apoio dos sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas, também realizou um ato na tarde de hoje (10) em frente aos estúdios da emissora.

O manifesto da campanha afirma que a luta para manter o canal vivo continuará. “Acompanhamos esse processo estarrecidos, mas não passivamente. Vamos lutar para impedir o desmanche da Cultura. Queremos a Cultura viva, refletindo a diversidade e a pluralidade do povo paulista e brasileiro. Queremos a Cultura viva, mas queremos que ela seja ainda mais pública, que ouça a sociedade, que espelhe de forma criativa a complexidade e a efervescência cultural do nosso estado e do Brasil.”



Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário