segunda-feira, 10 de agosto de 2015

BRASIL: O QUE HÁ POR TRÁS DA “NOVA POSTURA” DA GLOBO?


O que aconteceu com a Globo? Por que o maior conglomerado midiático do Brasil utilizou os seus dois principais canais de comunicação para cravar posição política contra o impeachment de Dilma e a favor da governabilidade? Destacamos, a seguir, algumas hipóteses que ajudam a entender essa mudança de postura

Antes mesmo do fechamento da edição do Jornal Nacional desta sexta-feira, noticiávamos que o telejornal global exibira uma edição pouco habitual.

Na pauta política, chamou atenção a publicação de uma longa sonora da presidente Dilma Rousseff rebatendo críticas e recebendo aplausos decorrentes de sua fala.

Horas antes, em editorial, o jornal O Globo tinha ido ainda mais longe: destacou a importância dos esforços pela manutenção da governabilidade do atual governo e chamou o PSDB de ‘inconsequente’.

Frases como “clássica marcha da insensatez” e questionamentos como “vale mais o destino de políticos proeminentes ou a estabilidade institucional do país?” foram usados no editorial com o objetivo de rechaçar a irresponsabilidade de figuras — Eduardo Cunha incluso — que pretendem ver o caos institucional e político no país, sem se preocupar com as consequências econômicas de tais manobras.

A repercussão da suposta nova inclinação da Globo foi enorme. No Facebook, a postagem de Pragmatismo Político sobre a questão, até a publicação deste texto, acumula mais de 20 mil curtidas, 12 mil compartilhamentos e 2500 comentários.

Desconfiados, lúcidos, surpresos, sensatos, agressivos, céticos e bem humorados. A heterogeneidade das observações postadas estimula a reflexão sobre o que pode estar por trás da “nova atitude” política das Organizações Globo, publicizadas através dos seus dois maiores canais de comunicação jornalísticos: o Jornal Nacional, na TV, e o editorial de O Globo, na mídia impressa.

Confira, a seguir, algumas das reações publicadas pelos leitores de Pragmatismo Político que merecem destaque e ajudam a entender o posicionamento da Globo:

1. “Resposta provável: Fiesp e Firjan. (Estas entidades se posicionaram pela governabilidade do País através de nota oficial)

2. “Lá vem pedrada. A Globo é a maior Falsiane do Brasil.” (antes da tempestade, a calmaria)

3. “Não vejo nada surpreendente. A Globo não muda de opinião: tem sempre a opinião do grande capital. E o grande capital mandou parar com a palhaçada. Uma crise política dessa monta vai levar a uma profunda crise econômica. Tirem a Dilma. Acham que vamos ficar quietos? O pau vai comer e isso não interessa ao grande capital.” (sem surpresas)

4. “De tanta porrada o dia que falam a verdade a gente até estranha. Mas acho que decidiram esperar 2018. O povo não ia engolir essa história de impeachment” (medo do povo?)

5. “Com a crise aprofundando teremos uma fuga de capitais do país, como consequência a quebradeira será generalizada, antes de tudo os Marinho são capitalistas.” (é o capitalismo, estúpido)

6. “Bom, a partir desse momento começo a perceber que o mandato da Dilma está mesmo no fim. Ou seja, a Globo já está tirando o corpo fora e começando a vender a ideia de que ela não teve nada a ver com isso, ao contrário, até tentou ajudar a salvar” (não somos golpistas!)

7. “Eles raciocinaram, em reunião com os demais parceiros da Casa Grande, e chegaram à conclusão de que a Presidência do Brasil, poderia cair, de bandeja, nas mãos do incomparável Eduardo Cunha, passando, assim, a situação de crise para desastre nacional, atingindo a todos os brasileiros” (Eduardo Cunha?)

8. “Num tempo em que o golpe não era segredo, o presidente general de plantão João Figueiredo, dizia abertamente:quem tem cu tem medo. A grande maioria do povo hoje identifica o DNA do golpe compatível com o da Globo que tem diversas afiliadas pelo pais. O que ocorreria com os negócios globais numa ruptura democrática, se os exemplos foram dados pelos apoios à Dilma e ao PT? Atire a primeira pedra, que a vidraça da Globo a ignorância cega não blindou..

9. “Estou preocupado com o Merval e o Reinaldo Azevedo. Vão surtar!”

10. Será que vão dar férias para o Merval Pereira e a Míriam Leitão ?

11. “Pra mim, é “Cu na mão”, mesmo; vendo a Veja sendo processada, e diante da realidade em que não há elementos para tirar Dilma, os Marinho lembraram que ainda há três anos de mandato, verbas para propaganda (só é esse ano perderam 3 bilhões) e um processo de sonegação fiscal em curso.”

12. Já cumpriram o “dever de casa”, já espalharam a desconfiança, o descrédito, a merda toda, como é de costume. Agora é hora de bancarem os bonzinhos, dizerem que não foram eles que fizeram o país ficar do jeito que está. A gente já viu esse filme tantas vezes.

13. Mas ainda tenho minhas suspeitas. Não seria uma tática pra não passar por golpista? Só acredito depois de 16/08. Quero ver como irão se comportar durante os protestos, e se não vão ficar fazendo cobertura minuto a minuto, incentivando o comparecimento.

14. O objetivo não é a Dilma, é o Lula… A Dilma sai no fim do governo o Lula vai ser o alvo… Apostam em crise econômica prolongada para que o PT deixe de ser uma alternativa viável no futuro. Não se iludam…

15. Pois eu não fico nada surpreso. A Rede Globo está vendo sua audiência em queda livre, e tem conhecimento disso pelos comentários em redes sociais. Sabe que o povo não é tão manipulável como pensava. Normal que ela se comporte como folha de bananeira. Vai para onde o vento a leva.

16. Isso aí só serve pra ver bem como funciona a manipulação de informação que a mídia faz. Até ontem as matérias veiculadas na TV e jornal impresso batiam no governo, com chamadas catastróficas e pessimistas, e aí, de um dia pro outro, a coisa muda. A Globo sabe quem vai prevalecer nessa história toda e resolveu ficar a favor do governo pra depois não acontecer igual com o apoio deles à ditadura, em que eles foram cobrados muito tempo depois. Reconheci muito do livro 1984 nisso, naquela parte em que o Winston muda as notícias de jornais, transformando um oponente de guerra em aliado e o antigo aliado em oponente de guerra.

17. É o fim dos tempos. Houve a comemoração dos 50 anos da Globo no senado e, senadores do Psol e PT elogiaram a emissora, só Deus sabe o que estes conversaram no escurinho do cinema.

18. A Globo quer o PSDB no poder… Isso só ocorrerá por meio de cassação… Se acontecer o impeachment, o PMDB assume com o Temer

19. Pra mim, isso tem a ver com a reunião que houve entre Cunha e a Globo, ocorrida semana passada na sede do Rio. Algo não saiu conforme esperado e o resultado está aí. Agora a briga vai ficar boa…

20. Tudo faz crer que a Rede Globo reavaliou sua responsabilidade enquanto formadora de opinião, e concluiu que sofrerá terríveis consequências por arrastar o país para um abismo sem precedentes. Segundo análise do deputado Jean Wyllys: “se Dilma cair, PMDB e PSDB não terão a solução mágica para a crise econômica que a maioria da população espera; esta reagirá violentamente e a grande mídia que agora insufla o antipetismo não conseguirá conter o chamado “estouro de boiada”

21. Controlar as demandas da república é a pauta da Globo. O problema é que o caminho que está se traçando se encaminha pra implosão irreversível dessa república. Ninguém quer ser o rei dos escombros de um castelo.

22. A globo tá vendo agora os monstrinhos que ela alimentou ficarem fora de controle. E ao lugar onde isso pode nos encaminhar é tenebroso! Mais vale um país inteiro (independente da situação dele) do que uma nação rachada em pedaços. Mais vale ir cozinhando aos poucos 4 anos de governo Dilma em que se planta uma insatisfação controlada e te dá mais chances de eleger quem vc pretende em 2018 do que a possibilidade de se ter 3 meses com o Cunha na cadeira e depois eleições das quais não se tem como fazer previsão NENHUMA! (sem falar em toda a instabilidade que faria o cenário internacional voltar atrás com o Brasil com muitos e muitos avanços e trancaria as possibilidades de qualquer um que assumisse).

23. A direita já descobriu que mesmo dando o golpe desejado não terá nada a oferecer. A não ser, o que ela provocou, a crise. Se antes não existia crise, agora, já existe, e ela será brava. Ou seja, arrebatar o poder nas mãos de quem ganhou legitimante, e ainda provocando uma crise, com o objetivo arrebatador, não será viável para quem assumir.

24. Será que vai ser preciso a globo se por contrária para que as pessoas entendam que esse não é o caminho!! A irresponsabilidade do congresso e do candidato derrotado Aécio é inaceitável, imaginar um caminho que não seja o do entendimento para tirar o país desta crise é um absurdo. Neste momento de instabilidade econômica mundial , tudo o que nao precisamos é de uma crise politica.

25. A verdade é que a tática de “terra arrasada” já está chegando ao limite das perdas aceitáveis para se alcançar a conjuntura política desejada pelo empresariado. Há que se preservar a carcaça do doente, pois é dela que vivem os grupos midiáticos brasileiros.

26. O terrorismo político alimentado pela grande mídia 24 horas por dia, 7 dias por semana desde a eleição de Dilma saiu completamente do controle destes poderosos que agora recuam, por não saberem onde isto pode dar, mas uma coisa é certa NINGUÉM GANHARIA COM ISTO, principalmente o grande capital. O recuo é estratégico mas eles não são aliados do povo brasileiro.


Fonte: Pragmatismo Politico

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário