sexta-feira, 14 de agosto de 2015

BRASIL: OS 7 BOATOS ENVOLVENDO DILMA ROUSSEFF


A desinformação e a falta de escrúpulos correram soltas nas redes sociais este ano e alimentaram o reacionarismo de nossa sociedade

Em tempos de instabilidade política, notícias falsas sobre Dilma Rousseff têm se propagado com facilidade na internet. A seguir, confira a lista dos principais boatos envolvendo o nome da presidente do Brasil em 2015:

1 – Dilma vai confiscar dinheiro da poupança dos brasileiros

Esse boato nem é tão novo assim. Mas em 2015, ele foi citado diversas vezes. Na mais forte delas, no dia 18 de março, a história dava conta que o dinheiro seria retirado da poupança dos brasileiros. A história se espalhou logo após os protestos do dia 15 de março, mas como é possível ver não se concretizou. 

2 – Dilma tentou suicídio no Palácio do Planalto

Na mesma semana em que pesquisas mostravam a queda da popularidade de Dilma Rousseff, uma história começou a circular online: a de que a presidente teria tentado se matar com um coquetel de remédios. A história era falsa, mas circulou pelo WhatsApp de forma tão forte que até Dilma acabou desmentindo essa. 

3 – Dilma faz homenagens a Marco Archer

Um dos acontecimentos que mais chamou a atenção no início do ano foi a morte dos brasileiros condenados por tráfico de drogas na Indonésia. Após isso acontecer, começou a circular na internet a informação de que Dilma teria decretado luto de três dias pela morte dele. Assim como a história do busto para Archer, ela era falsa. Leia mais sobre o boato.

4 – Se Dilma sofrer impeachment, não é o vice que assume

Nos primeiros seis meses do ano, muito se falou do impeachment de Dilma. No meio de toda a discussão, muita desinformação rolou pela internet. Uma delas dizia que não era o vice presidente (Michel Temer) que assumiria o poder no caso de Dilma cair. A informação não procede. 

5 – Dilma jogou cabide na empregada Jane

A história de uma suposta agressão de Dilma à empregada havia circulado na internet na época das eleições de 2014. Porém, em 2015 ganhou força após ter sido publicada por Ricardo Noblat em sua coluna no jornal O Globo. Apesar disso, ficou comprovado que o colunista caiu no boato. 

6 – Dilma aparece em imagem com Pablo Escobar

Desde o início do ano, circula na internet uma suposta foto de Dilma, a presidente da Argentina Cristina Kirchner, o falecido presidente argentino Nestor Kirchner e o traficante colombiano Pablo Escobar. Como muita gente compartilhou a história sem checar, saiba que nem Pablo Escobar nem Dilma são as pessoas da imagem.

7 – Dilma sugere aposentadoria aos 95 anos

Uma história que circulou na internet em 2015 foi motivada por uma fala de Dilma durante o último debate antes das eleições em de 2014. No vídeo, Dilma dizia que a aposentadoria seria com 85 para mulher e 95 para homens. Ao contrário do que o vídeo apontava (e que circulou) o resultado seria a soma de tempo trabalhado e idade e não apenas idade. Neste ano, a Câmara aprovou a medida. 

Se quiser ver mais sobre os boatos, acesse Boatos


Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário