segunda-feira, 17 de agosto de 2015

BRASIL: PARA JUIZ, LEI ANTITERRORISMO É PERIGOSÍSSIMA E PODE LEVAR ATIVISTAS À PRISÃO


André Bezerra considera que subjetividade da legislação fortalece Estado policial

Por Lúcia Rodrigues

O projeto de lei antiterrorismo, de autoria do Executivo, aprovado na noite desta quarta-feira, 12, na Câmara dos Deputados, em Brasília, é perigosíssimo e inconstitucional, segundo o presidente da Associação Juízes para a Democracia (AJD), André Bezerra.

“Indígenas que ocupem o prédio da Funai, podem ser considerados terroristas, no limite... Os conceitos da lei são muito vagos. E não se sabe como serão aplicados. Existe uma definição de organização terrorista (no texto) muito perigosa, muito perigosa”, reforça.

O magistrado explica que uma lei tem de ser clara para ser cumprida. “Existe um princípio do direito penal que determina o que é um crime. Tem de ser claro, isso faz parte da democracia. Precisa estar claramente definido em lei. O homicídio, por exemplo, é o crime por matar alguém. As pessoas sabem disso. A lei antiterrorismo faz exatamente o contrário. Não deixa claro. E isso é um perigo muito sério”, frisa preocupado.

E completa: “Não se sabe quem vai interpretar a lei. Não se sabe como o policial vai interpretar a lei, como o promotor vai interpretar a lei e como o juiz vai interpretar a lei... Abre uma brecha perigosíssima. Não se sabe até que ponto a luta por direitos vai ser transformada em terrorismo. O primeiro agente do Estado que aplica a lei é o policial militar. E a interpretação que ele tem da lei é autoritária...”

Não há terrorismo

Além de criticar a subjetividade na aplicação da lei, o juiz considera a legislação inócua. “É uma lei sobre um problema que não existe no Brasil. Isso por si só, já suscita desconfianças.” Indagado sobre a motivação que estaria por trás do texto do Executivo, André é direto: “Nos leva a desconfiar de que o que está em jogo é o projeto empresarial chamado Olimpíada”.

Ele explica que se a Lei de Segurança Nacional, que é uma legislação do período da ditadura militar, ainda, hoje, é aplicada em alguns casos contra os movimentos sociais, a tensão tende a aumentar se o projeto aprovado ontem for sancionado. “Pode levar a conseqüências graves. Vai impedir a discussão política. Em última análise vai ferir a democracia. Uma pessoa pode ser presa em flagrante (por se manifestar). Isso é muito perigoso... Está ocorrendo o fortalecimento do Estado policial. É de se lamentar que quem lutou contra a ditadura, esteja a favor disso”, alfineta.

Para virar lei, o projeto deve ser aprovado no Senado e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff. “Quem deveria se curvar à Constituição é a lei e não as pessoas se curvarem a uma lei inconstitucional”, conclui o magistrado.


Fonte: Caros Amigos

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário