sexta-feira, 7 de agosto de 2015

BRASIL: SEMINÁRIO DISCUTE AS CONSEQUÊNCIAS DO USO DOS AGROTÓXICOS NO BRASIL


O evento será realizado no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do RS, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Da Frente em Defesa da Alimentação Saudável

A luta dos Sem Terra pela produção de alimentos sadios será reforçada na manhã desta sexta-feira (7), através do seminário “A Realidade e as Consequências do Uso de Agrotóxicos no Rio Grande do Sul e no Brasil” e o lançamento da Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa dos Alimentos Saudáveis.

O evento, organizado pelo mandatos dos deputados estadual Edegar Pretto e federal Dionílso Marcon, ambos do PT, será realizado no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do RS, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Segundo o deputado Edegar Pretto, o objetivo do seminário é reforçar o alerta à sociedade sobre os malefícios do uso dos agrotóxicos e discutir alternativas e políticas públicas que estimulem outros modelos de produção, diferente do atual.

“O uso de veneno na produção de alimentos representa um sério problema de saúde pública. Por isso estamos chamando a sociedade para criarmos uma consciência coletiva”, explica.

Além da participação da ministra Izabella Teixeira, o evento terá painéis com representantes dos ministérios da Saúde e Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Saúde do Estado e Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan).

O MST estará representado pelo dirigente estadual Emerson Giacomelli, que participará de debate junto a trabalhadores da Embrapa Clima Temperado, Federação Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (Fetraf),Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), entre outros.

Para a dirigente nacional do MST, Sílvia Reis Marques, a iniciativa se soma à luta do movimento Sem Terra na produção de alimentos sadios e livres de agrotóxicos, através de diálogos com a sociedade, considerando-os fundamental no processo de conscientização da população.

“As pessoas precisam compreender que estão sendo envenenadas e a sociedade civil e órgãos públicos devem ser aliados no combate ao uso abusivo de venenos, que só traz complicações à saúde, e gera a degradação do meio ambiente e dos bens da natureza. Essa luta deve ser diária, permanente e do conjunto da sociedade”, declara Sílvia.

De acordo com o deputado Dionilso Marcon, além de conscientizar a população, o seminário é um pontapé inicial para estabelecer normas protetivas ao uso de agrotóxicos.

“Esperamos que a sociedade participe, questione e exija mudanças. Estamos defendendo nosso futuro e de nossos filhos,” disse Marcon.

O evento terá transmissão da TV Assembleia a partir das 9h30 no link http://www2.al.rs.gov.br/



Lançamento da Frente em Defesa da Alimentação Saudável

Durante o seminário será lançada a Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Alimentação Saudável, idealizada pelo deputado Edegar Pretto.

“Nosso intuito é ampliar o debate e colocar a Assembleia Legislativa gaúcha dentro das construções de políticas públicas em defesa dos consumidores e produção de alimentos saudáveis”, argumenta o parlamentar.


Fonte: Carta Maior

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário