quinta-feira, 13 de agosto de 2015

ARTISTA TRANSFORMA FOTOGRAFIAS DE ATOS HERÓICOS DE MULHERES EM INCRÍVEIS ILUSTRAÇÕES


Nós crescemos vendo figuras masculinas sempre em destaque nos livros de história, em um período em que as vozes femininas raramente eram ouvidas. Mas as coisas mudaram e a presença de mulheres em movimentos sociais hoje é uma constante. Para ilustrar isso e mostrar as mulheres como protagonistas na história, a artista peruana María María Acha-Kutscher transformou algumas imagens de mulheres e seus atos heróicos em uma série de ilustrações inspirada na pop art.

A série de imagens ganhou o nome de Indignadas e traz retratos de movimentos feministas como Femen, Pussy Riot, SlutWalk (conhecido por aqui como Marcha das Vadias) e Alfombra Roja, mas também mostra o ativismo feminino em movimentos mais amplos, como o 15M, na Espanha, o Occupy Wall Street, em Nova Iorque, e as marchas de junho de 2013, no Brasil. São imagens que mostram que cada vez mais as conquistas deixaram de pertencer a um sexo para ser de toda a humanidade.

Confere só algumas das cenas ilustradas por ela:


Uma queniana comparece à vigília em memória das vítimas do ataque de pistoleiros na Garissa University College. Uhuru Park, Nairóbi, Quênia, 7 de abril de 2015. 


Não atire

Sonhe



A estudante de arte da Universidade de Columbia, Emma Sulkowicz foi estuprada em seu dormitório há dois anos. Desde setembro de 2014 ela está carregando um colchão consigo a todos os lugares que vai até seu estuprador ser expulso. Este ato é parte de sua tese, uma performance de resistência chamada “Carregue esse peso”.



Foda.

Vadia.

Vadia.


Nós podemos!


16 dias de ativismo pela campanha contra a violência de gênero. 25 de novembro de 2013.


16 dias de ativismo pela campanha contra a violência de gênero. 5 de dezembro de 2013.

Como 54% das vítimas, meu abusador era meu namorado. 


16 dias de ativismo pela campanha contra a violência de gênero. 7 de dezembro de 2013.

Estupradores estupram pessoas, não roupas. 


Marcha das Vadias. 2011, Brasil. 

Eu sou humana, não um sanduíche. 


Um milhão se levantando por justiça. Uma dança global para terminar com a violência contra mulheres e garotas. Junho de 2013, Índia. 


Sem voz.

Occupy Wall Street. Agosto de 2012, Nova Iorque. 



Sem estupro. 

Setembro de 2013, Índia. 


FEMEN. Marcha Pró Gay. Janeiro de 2013, Paris. 


Marcha das Vadias. 2012, Brasil.


Junho de 2013. Brasil.

Todas as ilustrações: © María María Acha-Kutscher.


Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário