quinta-feira, 13 de agosto de 2015

BRASIL: MONOTRILHO DA LINHA 15 EM SP ESTÁ 5 ANOS ATRASADO E R$ 4,8 BI ACIMA DO PREVISTO


Governo do Estado não tem previsão para término da obra. Apenas duas estações estão em funcionamento

Por Rodrigo Gomes

Da Rede Brasil Atual

Com apenas duas estações operando e sem previsão para a conclusão da obra, orçamento cresce inversamente ao investimento real, que ficou 60% abaixo do esperado entre 2011 e 2014.

O monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô paulista iniciou operação comercial na manhã de hoje (10), com tarifa de R$ 3,50 e horário de atendimento das 7h às 19h. No entanto, os passageiros podem utilizar somente 11% de todo o trajeto previsto. Apenas o trecho entre as estações Vila Prudente e Oratório, com 2,9 quilômetros de extensão, está pronto. Enquanto a obra avança lentamente, o orçamento triplicou. De 2009, quando foi anunciada pelo ex-governador paulista e hoje senador José Serra (PSDB), até agora, o orçamento foi revisto de R$ 2,3 bilhões para R$ 7,1 bilhões.

A obra está cinco anos atrasada. A previsão de entrega do primeiro trecho – com 11 estações entre Vila Prudente e São Mateus – era para 2010. O restante, mais sete estações até Cidade Tiradentes, no extremo leste da capital paulista, estava previsto para 2012. A previsão é de que a linha transporte 550 mil pessoas diariamente, quando concluída. Hoje chega, no máximo, a mil pessoas por dia.

Atualmente, as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tostói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus estão previstas para 2017. De São Mateus até Iguatemi, a previsão é 2018. Porém, o trecho final – com mais seis estações – não tem previsão de entrega. Quando estiver concluída, a Linha 15-Prata deverá ter 26,6 quilômetros e 18 estações, integrando-se com a Linha 2-Verde, do Metrô, e a Linha 10-Turquesa, da CPTM.

Parte dos problemas se deve a um erro de planejamento. Foram “encontradas” galerias de água em locais onde seriam construídas parte das estações, o que demandou alterações no projeto. Mas os investimentos do governo Geraldo Alckmin (PSDB) na Linha-15 Prata também tem ficado abaixo do esperado, o que contribui para a lentidão na obra. O Plano Plurianual 2011-2014 previa investimentos de R$ 3,8 bilhões na obra. Mas somente R$ 1,5 bilhão foi aplicado – 60% menos.

Nesta linha do Metrô, até o início da operação comercial atrasou. Em março deste ano, a companhia informou que o formato inaugurado hoje seria iniciado em junho. Desde agosto do ano passado o sistema operava em testes. Primeiro das 10h às 15h, depois das 9h às 17h, sem cobrança de tarifa.

O sistema de monotrilho é criticado por especialistas em transporte por ter capacidade de transporte inferior à do Metrô comum. Enquanto este carrega até 50 mil pessoas por hora, os monotrilhos de grande capacidade carregam, em média, 30 mil, como o Chongqing, na China. Porém, o governo Alckmin e a Bombardier, empresa que fabrica os trens, afirmam que o monotrilho da Linha 15-Prata vai transportar até 48 mil passageiros por hora, tornando-o assim o maior do mundo. A velocidade máxima também é diferente: 100 km/h no Metrô; 80 km/h no monotrilho.

A Bombardier, fornecedora exclusiva dos veículos, é ré no processo de cartel e pagamento de propinas para vencer licitações no Metrô paulista. A denúncia feita em março deste ano pelo Ministério Público apura irregularidades nas contratações da empresa entre 2000 e 2007, período em que o estado foi governado por Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra, todos do PSDB, além de Claudio Lembo, vice de Serra, à época no PFL (hoje, DEM).

Segundo o MP, as empresas envolvidas no esquema – Siemens, Alstom, Bombardier, Mitsui, Temoinsa, Tejofran, MPE, MGE, Ttrans e CAF – combinavam entre si quem venceria a licitação e os preços que cada uma apresentaria na concorrência da licitação, de forma a superfaturar os contratos em até 30%. O rombo estimado é de R$ 835 milhões, em contratos de R$ 2,7 bilhões, à época. O MP ainda investiga a participação de agentes públicos no esquema.


Fonte: Caros Amigos

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