Começaram desde a manhã desta quarta (16) os atos no Brasil contra o golpe, pelo Fora Cunha e contra o ajuste fiscal. Acompanhe pelo Portal Vermelho a movimentação da militância nas ruas contra o impeachment.
Alagoas
Logo no início da tarde desta quarta, dirigentes de diversos segmentos do movimento social de Alagoas saíram as ruas da capital, Maceió, com aproximadamente 6 mil pessoas em defesa dos direitos sociais conquistados, de maneira inédita, nos governos de Lula e Dilma.
O deputado Eduardo Cunha, que tem sido o protagonista no golpe contra a democracia brasileira, e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que se declarou pró-impeachment, foram os alvos das palavras de ordem dos manifestantes alagoanos.
Bahia
“O Sindicato dos Comerciários, junto com a imensa maioria das organizações sociais, está nas ruas para se posicionar claramente contra o impeachment, porque sobre a presidenta Dilma Rousseff não paira nenhuma acusação, suspeita de crime, desonestidade ou ilegalidade”, informou Alfredo Santiago, vice-presidente do Sindicato dos Comerciários de Salvador.
Durante a manhã desta quarta, sindicalistas da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) ocuparam os principais pontos turísticos de Salvador, mobilizando o povo e captando depoimentos e imagens para a campanha #SalvadorContraOGolpe.
Neste momento a militância se encaminha para a região do Campo Grande, local onde acontecerá o grande ato contra o golpe.
Rosa de Souza, vice-presidente da CTB, afirmou que “os golpistas pretendem afastar a presidenta para revogar os direitos e conquistas do povo brasileiro e submeter o país aos interesses do capital internacional”.
Os dirigentes apostam na conscientização da sociedade baiana da trama conduzida por Eduardo Cunha e que é engrossada por Aécio Neves (PSDB), candidato derrotado à Presidência, além do governador da Bahia, Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM).
Pernambuco
Caruaru (PE)
Em Pernambuco, algumas cidades iniciaram suas manifestações logo cedo. Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, integrantes do Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST) chegaram à mobilização gritando palavras de ordem como “Fora Cunha”, e entoando “E se o povo se unir, o Cunha vai cair”.
A concentração teve início às 9h, cobrando, além da saída do presidente da Câmara, mudanças no atual cenário da política econômica do país e respeito à democracia.
Em outra cidade do Agreste pernambucano, em Garanhuns, terra do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ato neste dia nacional de mobilização em defesa da democracia também começou cedo, reunindo centenas de militantes.
Garanhuns (PE)
Confira a galeria com imagens das mobilizações pelo país:
Fonte: Vermelhor Org
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário