Mais de 100 anos atrás, um banqueiro francês chamado Albert Kahn empreendeu um projeto de fotografia maciça que ficou conhecido como The Archives of the Planet. Envio de fotógrafos para todos os continentes, Kahn teve como objetivo coletar instantâneos cor de todos os cantos da Terra, usando uma nova tecnologia conhecida como a Autocromo. Mais de 72.000 imagens coloridas foram tomadas ao longo do projeto, mas a seguinte série centra-se na vida diária vibrante e icónica de Paris, a partir de quase um século no passado.
Kahn encomendou quatro fotógrafos para coletar imagens definidas especificamente na cosmopolita Paris: Leon Gimpel, Stephane passet, Georges Chevalier, e Auguste Leon. Eles utilizaram tecnologia pioneira que empregue filtros de cores feitos a partir de grãos microscópicos de amido de batata tingido. Os artistas começaram a documentar a cidade em 1914, poucos dias antes da eclosão da Primeira Guerra Mundial As imagens recolhidas retratar a luta diária da vida real, justapostos com uma joie de vivre característica dos parisienses, em uma cidade à beira da devastação provocada por uma guerra que iria alterar o mundo.
Esta coleção apresenta um período de tempo maravilhoso, colorido, com cenas históricas que são tão familiares quanto eles são estrangeiros, para não mencionar uma representação nostálgica da humanidade.
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário