terça-feira, 1 de dezembro de 2015

BRASIL: TRABALHADORES LANÇAM MOVIMENTO DIA 3 PELA RETOMADA DO CRESCIMENTO


Sindicalistas realizam ato dia 3 de dezembro em São Paulo e apresentam documento que propõe agenda pela retomada do crescimento com o objetivo de sensibilizar governo, empresários, instituições e sociedade civil para a causa. É o lançamento oficial do movimento para “Recuperar e Fortalecer os Empregos no Brasil”.

Dia 9 de novembro o documento será entregue a presidenta Dilma Roussef. Um dia antes, 8, acontecerá um grande ato no Rio de Janeiro com o objetivo de reunir trabalhadores de vários estados do Brasil.

Em entrevista aoPortal Vermelho, Clemente Ganz, diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos, disse que nos últimos 12 meses mais de um milhão de empregos foram encerrados no país. “O ambiente da economia não gera mais empregos e não mantém os que já existem”, informou.

Para Adilson Araújo, presidente da Central de Trablhadores e Trabalhadoras do Brasil "o compromisso nacional é sair do olho do furacão". Ele completou: "Não existe outra solução que não seja a retomada das grandes obras do PAC, Pré-sal e a Petrobras retomando os investimentos”.

Segundo ele, a instabilidade alimentada pela direita que não aceitou o resultado das eleições que reelegeram a presidenta Dilma, pode levar o país a uma profunda recessão. “E a seletividade da lava-jato tem contribuído para essa tentativa de sangrar a presidenta e ferir a democracia e o legado de conquistas no plano econômico e social que conseguimos até então”, ressaltou Adilson.

Um dos focos do documento é que a investigação da operação lava-jato possa prosseguir sem paralisar as operações das empresas referenciais para a economia brasileira, como a Petrobras. São pelo menos 29 empresas nessa situação, o que tem gerado demissões em massa.

Para Sérgio Nobre, dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) o Brasil precisa crescer no mercado interno. “As obras de infraestrutura são geradoras de emprego. Daí temos a situação de a Petrobras está cortando seus investimentos 37% de imediato e com a possibilidade de reduzir em 66% os investimentos até 2020. Sozinha a Petrobras é responsável por 15% do PIB”, comparou Sérgio.

“A iniciativa do movimento pela retomada do crescimento é mostrar que o país é capaz de responder. O Brasil com tanta coisa negativa e a economia ainda não parou. É crise política, crise internacional, problemas internos e mesmo assim não paralisa. Se tiver estímulo e apontar o caminho o país retoma o rumo e a indústria vai cumprir o papel social de gerar emprego e renda”, completou Sérgio.

Para João Carlos Gonçalves, o Juruna, dirigente da Força Sindical, é preciso envolver e sensibilizar todos os atores. Os sindicalistas e representantes do Dieese tem realizado diversos encontros com associações como Anfavea, Abrinq e Abimaq, entre outras do setor industrial, e que tem demonstrado apoio aos pontos defendidos pelos sindicalistas. “Dentro do empresariado temos gente muito séria e que quer construir um país para todos”, avaliou Juruna.

Clemente também tem percebido essa sintonia entre as associações e as ideias defendidas nos encontros. “Em um curto espaço de tempo tem sido realizados encontros, conversas, temos agenda e a cada dia temos recebido ligações de adesões. A expectativa é que a divulgação das propostas aumentem as adesões”, disse.

Juruna ainda defendeu o acordo de leniência para os casos dos investigados pela operação Lava-jato. “Se algum diretor de empresa estiver envolvido ele responde individualmente para não prejudicar a tecnologia e nem os empregos que a empresa gera. Nos Estados Unidos é assim. No nosso caso várias empreiteiras ficaram paralisadas e aconteceram as demissões”, lembrou. 


SERVIÇO

Lançamento do movimento para “Recuperar e fortalecer os empregos no Brasil”
Dia 3 de dezembro
Hora: 10h
Local: Centro Social Hakka Brasil (Rua São Joaquim, 460 – Liberdade) Próximo ao metrô Liberdade


Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário