Marabá (PA) – De 1º a 3 de dezembro, 52º Batalhão de Infantaria de Selva representou a 23ª Brigada de Infantaria de Selva na Competição Internacional de Patrulhas, na cidade de Manaus. O evento contou com a presença de países da América do Sul. O Batalhão se preparou para a atividade realizando treinamentos operacionais, tendo sido um desses é o helocasting.
O helocasting é uma técnica de infiltração na água utilizada por tropas especiais e empregada devido às características do ambiente amazônico. São necessárias habilidades aquáticas e treinamento exaustivo para realização desta atividade. O objetivo é se aproximar do alvo sem ser observado. O militar armado e equipado é levado de helicóptero até as proximidades do objetivo e lançado na água. O restante da aproximação é feita a nado.
Para esta atividade, contou-se com o apoio da Força Aérea Brasileira, utilizando a aeronave Caracal HM-4 (EC-725), um helicóptero biturbina médio, da classe de 11 toneladas que permite o transporte de até 29 combatentes equipados e dois pilotos. O helicóptero tem capacidade de carregar também carga de combustível de 2.268 kg, o que garante uma autonomia de voo de até cinco horas.
O HM-4 está apto para cumprir todas as missões de transporte logístico, exfiltração e infiltração aéreas de tropa em área de difícil acesso para aeronaves de asa fixa e pode também cumprir missões de busca e resgate, operações especiais e de evacuação aeromédica.
A Competição Internacional de Patrulhas do Comando Militar da Amazônia ocorreu de 30 de novembro a 4 de dezembro.
Fonte: Fonte Jor
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário