quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

BRASIL: ALCKMIN SABOTA POR DENTRO O PSDB DE AÉCIO E SERRA


Guerra interna do PSDB se intensifica com os movimentos do governador Geraldo Alckmin, que deixam claro que ele será candidato à presidência da República, em 2018; na prática, ele já age como se estivesse desembarcando do ninho tucano e preparando seu ingresso no PSB; além da criticada aproximação com o MST, Alckmin jogou contra os tucanos ao indicar João Doria Júnior como seu candidato à prefeitura de São Paulo – um nome ultraelitista que, como ironizou José Simão, terá como plataforma política a criação de faixas exclusivas para Land Rovers na capital; na prática, ao jogar para perder em São Paulo, Alckmin tenta criar dificuldades para seus dois adversários no PSDB: Aécio Neves e José Serra; tucanos já perderam Alvaro Dias para o PV e Alckmin deverá ser a próxima baixa

247 – O terremoto político causado pela Operação Lava Jato provocou dois efeitos na oposição capitaneada pelo PSDB. Se, por um lado, gerou nos tucanos a percepção de perspectiva de poder, de outro, abriu uma guerra interna que poderá deixar graves feridas.

O primeiro movimento ocorreu há poucos dias, quando o senador Alvaro Dias, do Paraná, anunciou que estava trocando o PSDB pelo PV. Seu objetivo é disputar a presidência da República em 2018 e Alvaro decidiu sair quando percebeu que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) tentará controlar a máquina tucana de acordo com seus interesses.

Agora, ficam evidentes também as hostilidades entre o grupo do governador Geraldo Alckmin e os de Aécio e do senador José Serra. Ao que tudo indica, Alckmin prepara seu desembarque do PSDB, com destino ao PSB, que ficou relativamente órfão após a morte de Eduardo Campos. No PSB, Alckmin também disputaria a presidência da República, fragmentando ainda mais o bloco tucano.

O primeiro sinal de que Alckmin hoje sabota por dentro o próprio PSDB foi a anúncio de que o empresário João Doria Júnior seria seu candidato à prefeitura de São Paulo. Ultraelitista, Doria é o protótipo do chamado "coxinha" e seria um nome inviável até no bairro dos Jardins. Recentemente, o colunista José Simão ironizou a escolha afirmando que Doria teria como plataforma a criação de faixas exclusivas para Land Rovers.

A ira tucana contra os movimentos de Alckmin, que antes parecia contida, extrapolou. Blogs ligados ao senador Aécio e ao vereador Andrea Matarazzo, que pretendia disputar a prefeitura com o apoio de José Serra, acusam Alckmin de estar sabotando o PSDB – o que é verdade. Afinal, com Doria, Alckmin joga para perder em São Paulo.

Mas qual seria a lógica disso? Em primeiro lugar, enfraquecer Aécio e Serra. Em segundo, por baixo dos panos, articular o crescimento de um dos seus principais quadros na política paulista: Gabriel Chalita, que é secretário do prefeito Fernando Haddad. Alckmin tem incentivado Chalita a trocar o PMDB pelo PDT para que ele seja vice de Haddad. Assim, se Haddad vier a ser o candidato do PT ao governo de São Paulo em 2018, Chalita assumira a prefeitura.

Dias atrás, Alckmin também fez gestos em relação ao MST, sinalizando que pretende suavizar a sua imagem de direitista associado a instituições como a Opus Dei. Seria uma tentativa de tentar ampliar seu eleitorado. Não será surpresa se, depois de Alvaro Dias, ele vier a ser a próxima dissidência do PSDB.


Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário