quinta-feira, 29 de maio de 2014

MARIDO DE MULHER APEDREJADA ATÉ A MORTE NO PAQUISTÃO DIZ QUE POLÍCIA NÃO FEZ NADA


O marido de uma mulher paquistanesa apedrejada até a morte por sua própria família disse à BBC que a polícia presenciou o crime e nada fez.

Grávida de três meses, Farzana Parveen foi assassinada em plena luz do dia, em frente ao edifício da Alta Corte da cidade de Lahore.

Ela havia casado com Muhammad Iqbal por vontade própria, mas ele estava sendo processado por seus parentes.

Os dois haviam ido ao tribunal contestar as acusações de que Farzana teria casado contra a sua vontade após ter sido sequestrada por Igbal.

A família era contrária ao casamento e por isso matou Farzana ao espancá-la e agredi-la com tijolos.

"Eles [os policiais] viram Farzana ser morta e não fizeram nada", disse seu marido Muhammad Iqbal.

Casamentos arranjados são a norma no Paquistão e se casar contra a vontade da família é impensável em muitas comunidades profundamente conservadoras. Farzana era prometida a um primo.

O chefe de direitos humanos da ONU, Navi Pillay, disse que estava "profundamente chocado" e pediu que o governo do Paquistão tomasse "medidas urgentes e fortes".

Muitas mulheres são punidas com a morte por parentes, acusadas de desonrar a família. Os chamados "assassinatos de honra" continuam a vitimar mulheres paquistanesas.

Iqbal descreveu os policiais como "vergonhosos" e "desumanos" por não terem parado o ataque.

"Nós estávamos gritando por socorro, mas ninguém ouviu. Um dos meus parentes tirou a roupa para chamar a atenção da polícia, mas eles não intervieram", contou.

O pai de Farzana Parveen depois se entregou à polícia, mas outros parentes que participaram do ataque ainda estão livres.
Ameaças

Iqbal afirmou que ele e sua família estavam sendo ameaçados. "Ontem [terça-feira], eles disseram que iriam roubar o cadáver. Viemos aqui com uma escolta policial", contou.

O chefe da polícia local Mujahid Hussain disse que alguns deles foram presos e outros estão sendo investigados.

Farzana vinha de uma pequena cidade nos arredores de Lahore. Seus parentes abriram um processo por sequestro contra Iqbal, seu marido, no Supremo Tribunal.

Os recém-casados foram ao tribunal de Lahore para contestar o caso, mas Farzana já havia inclusive testemunhado à polícia que havia casado por sua própria vontade.

Iqbal disse à BBC que quando o casal chegou ao tribunal na terça-feira para contestar a ação, os parentes de sua esposa estavam lá e tentaram levá-la embora.

Enquanto ela lutava para libertar-se, eles a arrastaram, a jogaram no chão, atiraram-lhe tijolos e esmagaram sua cabeça. Ela morreu na calçada.

A Comissão de Direitos Humanos do Paquistão diz que 869 mulheres foram mortas em "assassinatos de honra" no país no ano passado, embora acredita-se que o número real possa ser maior.

Fonte: BBC Brasil

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário