sexta-feira, 16 de maio de 2014

COMPÊNDIO ASTRONÔMICO


A beleza da ciência e da arte são incorporados no que é conhecido como o compêndio astronômico, um polivalente, instrumento tudo-em-um que carrega inúmeros dispositivos para contar o tempo e realizar cálculos astronômicos. Muitos compêndios astronômicos, como os alojados no Museo Galileo em Florença, Itália, foram construídos em terras alemãs nos séculos 16 e 17. Feito de materiais como prateado e bronze dourado, os delicados instrumentos possuem um nível de habilidade que transforma o equipamento científico em obras de arte complexa, tão visualmente impressionante como eles são úteis.

Compêndios astronômicos são engenhosamente construído, com o máximo de instrumentos possível preencher o espaço disponível. Abrindo como um livro, o compêndio contém vários compartimentos que carregam ferramentas funcionais, como um relógio de sol, várias volvelles lunares e solares, uma bússola, mesas de latitude, e um calendário perpétuo. Usando estes, os astrônomos do passado pode determinar o tempo do nascer e pôr do sol, a posição do sol em seu movimento aparente anual através do céu, e as fases da lua, entre outras coisas.

Compendia também foram utilizados para mostrar a riqueza e status do proprietário, resultando em projetos luxuosos, como a superfície bem brilhante, delicadas gravuras dos céus celestiais, gravuras de antigos exploradores e representações espectaculares sobre a lua e as estrelas. Decorativos e funcionais, compêndios astronômicos demonstrar a ingenuidade científica e estética de inventores e artesãos no passado.


Fonte: Museo Galileo

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário