terça-feira, 20 de maio de 2014

EXÉRCITO DA TAILÂNDIA DECRETA LEI MARCIAL E CENSURA A IMPRENSA


O Exército da Tailândia declarou lei marcial nesta terça-feira para restaurar a ordem depois de seis meses de protestos contra o governo que deixaram o país sem um governo funcional.

A declaração não constitui um golpe de Estado e foi feita em resposta à deterioração da segurança, disse um general do Exército.

"Nós declaramos um estado de emergência, (isso) não é um golpe. Devido à situação, não está estável, eles matam uns aos outros todos os dias", disse à Reuters um general que não quis ser identificado.

Tropas estavam fazendo patrulhas em Bancoc e protegeram áreas de emissoras de televisão, disse ele. "Precisamos da cooperação deles para anunciar ao povo: 'Não se desesperem, isso não é um golpe de Estado'", disse o general.

A Tailândia está no limbo político desde que a primeira-ministra Yingluck Shinawatra e nove dos seus ministros foram demitidos em 7 de maio depois que foram considerados culpados por um tribunal por abuso de poder.

A lei marcial é a reivindicação para si das Forças Armadas de todos os poderes do Estado, o que geralmente implica na suspensão dos direitos civis no lugar em questão. Na Tailândia, a lei marcial havia sido aplicada também em 2006, que evoluiu para um golpe de Estado contra o então premiê eleito Thaksin Shinawatra, irmão de Yingluck.

O Exército tailandês decretou nesta terça-feira a lei marcial no país, após vários meses de crise política e de manifestações contra o governo, ocupando as ruas de Bancoc e censurando a imprensa. Pela manhã, soldados e veículos blindados guarneciam diversas posições no centro da capital, principalmente no bairro comercial, no setor dos hotéis e na zona das estações de televisão.

O comandante do Exército, general Prayut Chan-O-Cha, anunciou em rede nacional de rádio e TV a censura de todos os meios de comunicação no interesse da "segurança nacional".

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário