segunda-feira, 12 de maio de 2014

OS 10 LUGARES MAIS ESTRANHOS DO PLANETA


Nosso planeta está repleto de maravilhas sobrenaturais, paisagens surreais e formações das mais curiosas. Por que não ir atrás de explorá-las e aprender ainda mais sobre a natureza que nos cerca? Suas férias podem ser ainda mais interessantes e inspiradoras com a ajuda da geologia, embora nem todos os pontos sejam abertos ao público.

A receita para a formação dos lugares mais estranhos da Terra é fácil; uma mistura de minerais, microorganismos, temperaturas, e, claro, o tempo, capazes de criar cenários dos mais bizarros como uma cachoeira de água vermelha, uma mistura de cores incríveis, vulcões e gêiseres – fontes naturais que jorram água quente – impressionantes.

Conheça 10 desses lugares que parecem vir de um outro planeta nas fotos abaixo:

1. Fly Geyser, em Nevada

Vomitando água fervente em todas as direções, o gêiser foi formado em 1916, quando fazendeiros perfuraram um poço na região a cerca de 10 quilômetros do local do Burning Man, festival anual de arte de contracultura em no Black Rock Desert, Nevada. Com a perfuração, a água geotérmica atravessou, formando depósitos de carbonato de cálcio, que ainda se acumulam, tornando-se este curioso monte de 12 metros de altura. Ao fazer uma outra perfuração, em 1964, a água quente entrou em erupção em vários pontos. A origem das cores da superfície é devido as algas termófilas, que prosperam em ambientes úmidos quentes.


2. Blood Falls, Antártica

A “cachoeira de sangue” se destaca com o branquinho da geleira de Taylor, dispersando na superfície do lago Bonney. Sua cor é devido as águas salgadas serem carregadas de ferro, unidas a cerca de 17 espécies microbianas presos embaixo da geleira e nutrientes com quase zero de oxigênio. Uma teoria afirma que os micróbios são parte de um processo metabólico nunca antes observadas na natureza.


3. Lago Mono, Califórnia

Este lago tem pelo menos 760 mil anos de idade e não tem saída para o oceano, causando acumulação de sal, que cria condições alcalinas agressivas. Os pináculos retorcidos de calcário, chamados torres de tufo, atingem alturas de mais de 30 pés e abrigam um ecossistema florescente com base em minúsculos camarões de água salgada, que se alimentam dos mais de 2 milhões de aves migratórias que ali nidificam todos os anos.


4. Calçada dos Gigantes, Irlanda do Norte

Composto por cerca de 40 mil colunas de basalto hexagonal, este Patrimônio Mundial, título estabelecido pela UNESCO, foi primeiro formado como um planalto de lava, quando a rocha derretida irrompeu através de fissuras na terra. Durante um período de intensa atividade vulcânica, há cerca de 50 a 60 milhões de anos, as diferenças na taxa de resfriamento causada pelas colunas de lava as colunas criaram formações circulares.


5. Lago Hillier, Austrália

Este lago cor de rosa já deu muito o que falar. Rodeado por uma floresta densa e árvores de eucalipto, a aparência sobrenatural é baseada em algumas teorias, entre elas, um corante produzido por dois microorganismos chamados Halobacteria e Dunaliella salina.Outros suspeitam que as bactérias vermelhas halofílicas que prosperam em depósitos de sal do lago causam a coloração curiosa.


6. Parque Nacional Zhangjiajie, China

Os pilares de arenito do parque foram causados por anos de erosão, chegando a subir mais de 650 pés. Os penhascos íngremes e barrancos abrigam mais de 100 espécies de animais, incluindo tamanduás, salamandras gigantes e macacos mulatta. O parque também figura na lista como Patrimônio Mundial pela UNESCO.


7. Lago Manchado, Colômbia Britânica

Dividido em pequenas poças, o “Spotted Lake” possui uma das maiores concentrações de sulfato de magnésio, cálcio e sulfatos de sódio do mundo. Assim que a água evapora no verão, formam-se poças com a cor exótica.


8. Grande Nascente Prismática, Parque Nacional Yellowstone, Wyoming

Esta piscina natural de cores do arco-íris é a maior fonte de água quente nos EUA e a terceira maior do mundo. Fica no Parque Nacional de Yellowstone, que também tem outras grandes atrações para ver como a Morning Glory Pool, Old Faithful, o Grand Canyon do Yellowstone e ainda um gêiser que despeja 4 mil litros de água por minuto para o Rio Firehole. A coloração psicodélica vem de bactérias pigmentadas nas esteiras microbianas circundantes, que varia de acordo com a temperatura, ficando entre laranja e vermelho ou verde escuro.


9. Vulcão Kilauea, Havaí

Um dos vulcões mais ativos e perigosos do mundo, o Kilauea está em erupção há mais de três décadas e sobe 4.190 pés acima do nível da água. Irregularmente tosse lava basáltica para o Oceano Pacífico abaixo, podendo ser detectado vestígios de gás escaldante durante o dia. O ideal é visitar depois do pôr do sol, quando os fluxos de lava brilham mais intensamente. 



10. Colinas Chocolate, Filipinas

Com até 400 metros de altura, os montes de grama bem verde é a principal atração turística da ilha Bohol e está prestes a se tornar um Patrimônio Mundial da UNESCO. A origem da formação é incerta, também cercada por várias teorias. Uma delas afirma que foram moldadas pela ação do vento, enquanto outra se baseia na lenda do gigante Arogo, alegando que os montes são lágrimas secas dele ao chorar pela morte da amada. 


Fotos: Sierraclub, Chris Collacott

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário