quarta-feira, 24 de junho de 2015

BRASIL: A EXCURSÃO À VENEZUELA DOS CAPRILES BRASILEIROS


"Queríamos visitar o líder oposicionista Leopoldo Lopez", disse Aécio. O "líder" está preso por responsabilidade penal na matança de 43 pessoas.

O artigo do Senador Aécio Neves na Folha de São Paulo de 22/06/2015 põe fim à grande curiosidade que rondava a excursão burlesca de alguns senadores à Venezuela.

Aécio, cujo histrionismo direitista lhe rendeu o apelido de “Capriles brasileiro”, aparentemente está na fase de upgrate ideológico. Ao que se depreende, a excursão seria como um mergulho de conversão reacionária: “queríamos visitar o líder oposicionista Leopoldo Lopez”.

Leopoldo Lopez é um político que descende de família poderosa e influente na Venezuela. Apesar da relativa jovialidade dos seus 44 anos, tem uma trajetória atribulada. Ele esteve na linha de frente dos golpistas que tentaram derrubar o presidente Hugo Chávez em abril de 2002.

Desde o insucesso daquela aventura golpista, se dedica a sabotagens, locautes e a atos desestabilizadores que, fossem praticados nos EUA, seriam enquadrados na legislação antiterrorista daquele país.

O motivo para o encarceramento de Leopoldo Lopez, todavia, não se deve aos seus crimes políticos – que são muitos e graves. Ele está preso pela responsabilidade penal na matança de 43 pessoas e pela violência contra centenas de outras vítimas – agentes públicos e cidadãos – no início do ano de 2014. Naquele período, ele e seus partidários convulsionaram a Venezuela com ondas de violência e ataques fascistas.

Com um toque de candura, Aécio ainda esclareceu que “Nossa viagem atendeu ao apelo feito pelas mulheres dos líderes presos...”. E assumiu que a excursão “humanitária” [sic] não tinha caráter oficial ou de Estado: “Antes de ser política ou partidária, esta é uma causa humanitária”.

Considerando o caráter político e partidário da excursão, chama a atenção que tenha sido patrocinada com dinheiro público. A FAB merece ser ressarcida das despesas com querosene e operação do avião e das diárias dos comandantes e comissários. E a Embaixada do Brasil do aluguel da van usada para o transporte da trupe.

É inconcebível, ainda, os senadores solicitarem assistência da Embaixada do Brasil na Venezuela para uma missão partidária. Afinal, manter relações com Estados estrangeiros é uma competência privativa do Presidente da República [CF, artigo 84], e não de agremiações partidárias ou de agrupamentos ideológicos.

Os senadores excursionistas estavam acompanhados de um diplomata que é uma espécie de “teletubbie” em matéria de incidentes diplomáticos – onde ele está é certo que tem confusão. O diplomata é o mesmo que armou a fuga para o Brasil do senador da Bolívia foragido da justiça boliviana.

O interessante nisso tudo é que o diplomata não foi demitido da carreira do Itamaraty, apesar de ter causado um conflito sério entre o Brasil e a nação vizinha que teve como desdobramento a demissão do chanceler brasileiro.

Em lugar da demissão a bem do serviço público, está cedido para assessorar a Comissão de Relações Exteriores do Senado da República. Afinal, talvez ali encontre companhia e terreno fértil para práticas conspirativas e de provocação a países vizinhos.
_______

Jeferson Miola éintegrante do Instituto de Debates, Estudos e Alternativas de Porto Alegre (Idea).

Fonte: Carta Maior

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário