segunda-feira, 29 de junho de 2015

A COREIA DO NORTE CUROU A AIDS E O EBOLA?


O que os analistas têm a dizer sobre a droga anunciada pela Coreia do Norte que “cura” Aids, Ebola e Mers 

Na última semana, a Coreia do Norte anunciou ter criado um medicamento capaz de curar uma série de doenças, incluindo Aids, Ebola, Mers (sigla em inglês para Síndrome Respiratória do Oriente Médio) e Sars (Síndrome Respiratória Aguda Severa). O anúncio do governo ditatorial liderado por Kim Jong-un, como esperado, causou amplo ceticismo. Segundo o jornal britânico The Guardian, o país alardeou a mesma droga durante o surto da gripe aviária em 2006 e 2013. Além disso, o anúncio ocorre em um momento no qual a Coreia do Sul enfrenta graves problems com a Mers, que vitimou dezenas de pessoas no país nas últimas semanas.

A droga norte-coreana, Kumdang-2, foi desenvolvida a partir de ginseng cultivado com fertilizante misturado a elementos raros e “micro-quantidades de ouro e platína”, segundo o site da droga.

O Politike ouviu o que dois dos mais importantes especialistas em Coreia do Norte têm a dizer sobre o assunto. Confira abaixo:

Scott A. Snyder – Diretor do programa de política entre EUA e Coreia no Council on Foreign Relations (CFR), organização sem fins lucrativos e think tank com foco em política externa dos EUA que publica a conceituada revista Foreign Affairs. Ele é co-editor do livro North Korea in Transition: Politics, Economy, and Society e autor de Negotiating on the Edge: North Korean Negotiating Behavior, ambos sobre a Coreia do Norte. 

Recentemente, a Coreia do Norte anunciou a criação de uma droga que, supostamente, pode curar Aids, Ebola e Mers, assim como um outro medicamento para combater a hepatite. O primeiro anúncio, no entanto, provocou amplo ceticismo devido à falta de provas sobre a sua eficácia. O país costuma superestimar suas capacidades militares em uma tentativa de demonstrar poder. Logo, essa suposta descoberta seguiria uma lógica semelhante? 

É provável que esse anúncio seja superestimado. O que é interessante é que ele atua em ansiedades públicas e fraquezas reais norte-coreanas, mas apresenta os cientistas do país como heróis em saúde pública.

O que motivou o interesse em publicizar essa suposta descoberta médica? A droga foi anunciada em um momento no qual a Coreia do Sul luta contra um surto de Mers, e não há uma vacina disponível. Parece estranho que esse anúncio tenha ocorrido agora. Seria uma provocação norte-coreana? 

Muitos anúncios da propaganda norte-coreana são feitos como parte de uma duradoura competição por legitimidade com a Coreia do Sul. Esse anúncio parece programado para ressaltar uma relativa vulnerabilidade da Coreia do Sul. Claro que a probabilidade da Mers entrar na Coreia do Norte é pequena porque não há muitos norte-coreanos viajando ao exterior e retornando do Oriente Médio.

O anúncio deste medicamento é mais um esforço do governo para criar uma percepção interna da grandeza do país? 

Sim, porque a ideia do Estado como protetor das população, em especial na óptica da aparente vulnerabilidade sul-coreana, é uma linha natural para a propaganda norte-coreana explorar.

A droga está disponível online por cerca de US$28,00 (quase R$ 87,00), e possui um distribuidor europeu baseado em Moscou, na Rússia. Você acredita que essa é uma estratégia séria de lucrar com esse medicamento, mesmo sem comprovação de eficácia? Caso o remédio seja ineficiente, o que isso pode acarretar para a imagem já pouco confiável da Coreia do Norte? 

A Coreia do Norte se destaca por obter vantagem em atividades ilícitas ou desonestas com grandes margens de lucros como uma forma de conseguir moeda estrangeira. Isso inclui a venda de drogas, cigarros com rótulos falsos, falsificação e o comércio ilícito de pequenas armas e de marfim. A venda de produtos farmacêuticos falsos é uma área natural na qual entidades norte-coreanas procuram obter lucros.O ditador norte-coreano Kim Jong-un. Foto: AFP / KCNA VIA KNS

Charles K. Armstrong – Professor-associado da Fundação da Coreia e diretor do Centro para Pesquisa Coreana na Universidade de Columbia (EUA). Ele é autor de diversos livros sobre a Coreia do Norte, entre eles Tyranny of the Weak: North Korea and the World, 1950 – 1992, que ganhou o prêmio John Fairbank da Associação Histórica Americana para História do Leste Asiático, em 2014.

Duvido que essa droga possua as propriedades especiais que os norte-coreanos alegam. A Coreia do Norte costuma exagerar o seu sucesso em muitas coisas, e esse anúncio é provavelmente mais propaganda doméstica do que uma notícia séria.

Um objetivo secundário seria conseguir moeda estrangeira ao vender esse medicamento. Caso compradores estrangeiros descubram que a droga não funciona, não há muito o que possa ser feito para buscar a responsabilização dos norte-coreanos.

Entretanto, o momento do anúncio é bem interessante, com o problema da Mers enfrentado pela Coreia do Sul. Um propósito do anúncio parece ser mostrar a superioridade da Coreia do Norte sobre o Sul. Há muitos anos, a Coreia do Norte tem retratado a Coreia do Sul como atormentada por doenças “estrangeiras” (Aids, Sars, e agora Mers) em contraste com o “puro” e saudável Norte. Isso pode ser novamente uma propaganda doméstica, mas talvez as autoridades norte-coreanas esperam ganhar algum apoio no Sul com essas alegações.


Fonte: Politike

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário