quarta-feira, 17 de junho de 2015

BRASIL: MINISTRO DA DEFESA REPUDIADO POR REDES DE LUTA POR MEMÓRIA, VERDADE E JUSTIÇA


Jacques Wagner autorizou honrarias a general torturador.

Jacques Wagner, ex-governador do Estado da Bahia pelo PT e atual Ministro da Defesa, ofereceu honras e cobertura institucional ao funeral de Leônidas Pires Gonçalves (foto), chefe de centros de tortura e protagonista da repressão política às organizações de esquerda no Rio de Janeiro durante o regime empresarial-militar (1964-85). 

Descontente com o governo federal desde que a presidenta Dilma Rousseff manteve intocada a Lei de Anistia de 1979, protegendo assim os torturadores que agiram a serviço da ditadura, a Rede Brasil - Memória, Verdade, Justiça (RBMVJ) publicou nota de repúdio ao Ministro.

Na nota assinada por outras organizações de luta por Memória, Verdade e Justiça, a Rede reivindica o reconhecimento, pelas Forças Armadas, de sua responsabilidade institucional pela ocorrência de graves violações de direitos humanos durante o regime empresarial-militar. Além disso, os militantes e familiares de vítimas da repressão exigem a anulação da aplicação da Lei de Anistia aos agentes públicos que levaram a cabo as violações de direitos humanos.

Leia a nota abaixo:

A Rede Brasil-Memória, Verdade, Justiça (RBMVJ) - vinculada a Direitos Humanos Brasil - vem a público expressar sua profunda repulsa ao comportamento do ministro da Defesa, Jaques Wagner, por ocasião do funeral do general Leônidas Pires Gonçalves, que chefiou o Comando de Operações de Defesa Interna (CODI) do I Exército (Rio de Janeiro) entre abril de 1974 e novembro de 1976.O general Leônidas consta como torturador no Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade (CNV), em razão dos crimes que cometeu à frente do CODI do I Exército, unidade militar responsável por sequestros, torturas, estupros, assassinatos e desaparecimentos de dezenas de brasileiros e brasileiras, opositores da Ditadura Militar.

O ministro da Defesa, porém, autorizou honras militares durante o funeral, ocorrido no dia 6 de maio, e enviou como seu representante o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José De Nardi.

São inadmissíveis e dignas de repúdio as homenagens prestadas pelo ministro da Defesa à memória de um oficial torturador identificado pela CNV! O governo federal deveria ser o primeiro a acatar as conclusões e recomendações da CNV.

Ao prestar honras militares e enviar representante do Ministérioda Defesa ao funeral do general Leônidas, o ministro Jacques Wagner ofendeu a memória das suas vítimas e de seus familiares, somou-se às vozes dos defensores da Ditadura Militar, desrespeitou e desacatou as determinações de um órgão de Estado, a CNV!

A Rede Brasil-Memória, Verdade, Justiça (RBMVJ) exige do governo federal que cumpra sem tergiversar as recomendações da CNV, de imediato, em especial, as duas primeiras:

1) “Reconhecimento, pelas Forças Armadas, de sua responsabilidade institucional pela ocorrência de graves violações de direitos humanos durante a Ditadura Militar (1964 a 1985)”;

e

2) “Determinação, pelos órgãos competentes, da responsabilidade jurídica – criminal, civil e administrativa – dos agentes públicos que deram causa às graves violações de direitos humanos ocorridas no período investigado pela CNV, afastando-se, em relação a esses agentes, a aplicação dos dispositivos concessivos de anistia inscritos nos artigos da Lei no 6.683, de 28 de agosto de 1979, e em outras disposições constitucionais e legais”.

Rio de Janeiro, 11 de junho de 2015.

Rede Brasil-Memória, Verdade, Justiça (RBMVJ)
Comitê Paulista Memória, Verdade, Justiça (CPMVJ)
Núcleo de Preservação da Memória Política (SP)
Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos
Grupo Tortura Nunca Mais - São Paulo
Fórum de Reparação e Memória do Rio de Janeiro
Coletivo Memória, Verdade, Justiça
Comitê Popular Memória, Justiça e Verdade de Santos

Fonte: Carta Maior

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário