segunda-feira, 29 de junho de 2015

BRASIL: O VALE-TUDO PELO IMPEACHMENT


Por qual critério uma contribuição a Aécio é considerada legal, enquanto uma feita à Dilma, menor, é tipificada como propina?

O risco de regressão jurídica e democrática representa um retrocesso da democracia brasileira. Assistimos ao atentado reiterado ao devido processo legal nascido com as revoluções modernas oitocentistas, que poderá retroceder o país para o regime inquisitorial – uma viagem ao obscurantismo da Idade Média.

Na sexta-feira 26/06/2015, a OAB, máxima instância da advocacia brasileira, em nota oficial instou o Conselho Nacional do Ministério Público a se posicionar “sobre a inconstitucionalidade da determinação de prisão provisória com intuito de obtenção de delação premiada”.

Na nota, a OAB sublinha que “a todos é devido um julgamento justo, respeitando-se o devido processo legal e as demais garantias constitucionais, como a presunção da inocência e a utilização apenas de provas obtidas por meios lícitos. A defesa é tão importante quanto a acusação. Todos os fatos devem ser investigados com profundidade, denunciados com fundamentação, defendidos com altivez e julgados com isenção e imparcialidade”.

A entidade alerta, ainda, que “O descumprimento das garantias constitucionais pode determinar a anulação de investigações e processos, ..., não interessando à sociedade desfechos dessa natureza em procedimentos que envolvam denúncias de malversação de recursos públicos”.

No sábado, a advogada da Odebrecht disse em entrevista ao Globo que está “estudando como fazer uma denúncia até internacional [contra o Juiz Sergio Moro] pela violação de direitos humanos dos meus clientes. O que está acontecendo é muito grave”.

A corrupção é como um câncer, doença que requer prevenção para não acontecer e que, quando instalada num organismo, deve ser radicalmente extirpada. Com a corrupção não se transige, seja em relação aos corruptos – os agentes públicos, autoridades políticas e dirigentes partidários de qualquer partido político –; seja em relação aos corruptores – que são, em regra, as pessoas com posses ou com poder de corromper.

No combate à corrupção a justiça deve valer para todos, indistintamente. Mas, como apregoava Salvador Allende, “Não basta que todos sejam iguais perante a lei. É preciso que a lei seja igual perante todos”.

Se comprovado que qualquer petista praticou desvios e crimes, mesmo que alegadamente “em nome coletivo” – e, portanto, não em nome individual de cada um dos mais de um milhão e quinhentos mil filiados que não foram consultados sobre as escolhas dele –, este petista deve responder pelos desvios e crimes cometidos.

O ex-tesoureiro João Vaccari é o petista mais visado no momento. Como não se conhecem as bases materiais que comprovam as acusações contra ele, não se pode condená-lo antecipadamente. Mas, como tampouco se conhece a “caverna escura” em que se converteu a tesouraria do PT, aplaudí-lo é um gesto temerário de solidariedade.

É cada vez mais urgente a separação do mundo da política do mundo do dinheiro e dos negócios, que acaba sendo, no fundo, das negociatas. Lamentavelmente muitas pessoas estão na política somente porque a política é uma maneira de fazer negócio. Os deputados, que são os principais beneficiários desta mistura indecente entre dinheiro e política, comprovaram que jamais farão a reforma política para extirpar este câncer que abala a democracia brasileira.

O que está em andamento no Brasil é mais que o combate à corrupção, mas o uso instrumental e seletivo dela com o objetivo de destruir o PT perante o imaginário social. Uma tentativa de “destruição semiótica” do PT enquanto utopia societária de esquerda.

Neste final de semana foi montada nova orquestração político-jurídico-midiática com a seleção de trechos da delação premiada do corruptor Ricardo Pessoa para vincular o financiamento da campanha da presidente Dilma com a Operação Lava Jato e, assim, reforçar o clima de impeachment.

O empreiteiro corruptor confessou ter repassado dinheiro para políticos de diversos partidos, inclusive para Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB; para Júlio Delgado, do PSB; para Gim Argelo e Fernando Collor, do PTB; e de outros partidos.

Apesar disso, o noticiário incrimina o PT, e dá por válidas as explicações dos receptores não-petistas de dinheiro. As contribuições financeiras das empresas implicadas na Lava Jato para políticos do PSDB, PTB, PSB, DEM são “legais e oficiais”, ao passo que quando feitas a políticos do PT pelos mesmos caixas das empresas, são propinas!

Escondem ainda a informação de que Aécio recebeu 8,7 milhões de reais da UTC na última eleição, enquanto Dilma recebeu 7,5 milhões de reais. Por qual critério a contribuição a Aécio é considerada legal, enquanto a feita à Dilma, 1,2 milhões a menos, é tipificada como propina? Pelo critério exclusivo de se tratar do PT – fenômeno semelhante à atmosfera de ódio e intolerância vivida pelos judeus perseguidos pelo nazi-fascismo nos anos 1920 e 1930 na Alemanha: “olha um judeu, mata o judeu”.

Com a ânsia de derrotar o governo e o PT a qualquer preço, a narrativa político-midiática converte mentiras em “verdades absolutas”, mistifica a realidade e atropela as Leis e a Constituição.

Enquanto o governo se regozija com o “sonho ingênuo” da autonomia e independência do Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Federal, setores dessas instituições aparelham e partidarizam o Estado, instrumentalizando-as em sintonia com a estratégia oposicionista e da luta política contra o governo e o PT.

A manifestação da OAB vale como um alento de resistência jurídica e democrática tão necessária neste momento de risco de retrocesso. E é também um estímulo para que seja feita a conclamação das instituições, setores, movimentos, intelectuais e partidos democráticos do país em defesa da democracia e da justiça, valores ameaçados nesta etapa de hiperpolarização do confronto ideológico que tem como pano de fundo o golpe do impeachment.


Fonte: Carta Maior

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário