O porta-aviões Saratoga (ex CV-60) seguirá oficialmente para desmanche depois que a Marinha dos EUA (USN) pagou um centavo para a uma empresa do Texas para desmantelar o o navio de mais de 80 mil toneladas que certa vez bloqueou navios soviéticos durante a Crise dos Mísseis em Cuba.
O Saratoga irá para Brownsville , Texas, no final deste ano para ser desmontado pela empresa ESCO Marine, informou o Naval Sea Systems Command em um comunicado à imprensa na última quinta-feira (8/5).
O Saratoga é o segundo dos três porta-aviões convencionais a seguir para o desmanche. A All Star Metals recebeu o Forrestal (ex CV-59) no início deste ano, também adquirido por um centavo. Um terceiro contrato ainda está pendente para o Constellation (ex CV-64) com a empresa International Ltd.
Na imagem da esquerda aparecem os ‘irmãos’ Saratoga (parte superior) e o Forrestal (parte inferior) em Road Island em 2003. Na imagem da direta, de 2013, aparece somente o Saratoga.
O pagamento de um centavo é o valor mais baixo que a Marinha pode oferecer para uma empresa a receber os navios. A ESCO receberá os lucros da venda da sucata.
O navio, a sexta unidade na história da USN a receber o nome Saratoga, foi descomissionado em 1994 após 38 anos de serviço. Apesar das tentativas de transformá-lo em um museu, a Marinha decidiu em 2010 que nenhuma das propostas para a sua exibição pública era aceitável .
Além de seu papel central no 1962 na Crise dos Mísseis, o “Super Sara ” também participou do ataque aéreo contra a Líbia 1986 .
O Saratoga deve seguir para o Texas ainda neste verão (no Hemisfério Norte) a partir de sua atual posição, atracado na Estação Naval de Newport, Rhode Island.
Fonte: Naval
Segue o
link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria
de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO
QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre
a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"
(inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística,
científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"
(inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso
os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor
entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário