quinta-feira, 26 de março de 2015

BRASIL: ESQUEMA NA PETROBRAS COMEÇOU COM FHC, DIZ EMPREITEIRA


Executivos de empreiteira envolvida na investigação da Lava-Jato afirmam que o cartel na Petrobras começou na década de 1990, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ao longo dos anos, as empresas formaram um ‘clube’ e combinaram de não competir entre si nas licitações da estatal

O esquema de formação de cartel investigado na Operação Lava Jato, montado para fraudar contratos com a Petrobras, teve início na década de 90. A informação foi confirmada pelo grupo Setal Engenharia e Construções, em acordo de leniência firmado com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), nesta sexta-feira (20).

Em fevereiro, o executivo Augusto Ribeiro de Mendonça, da Setal Engenharia, confirmou à Justiça Federal que os desvios de recursos da Petrobras tiveram início durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Mendonça garantiu que o chamado “Clube das Empreiteiras”, existia desde os anos 90, época em que as regras do mercado de petróleo foram mudadas no Brasil. “(As empresas) se organizaram e iniciaram uma conversa com a Petrobras, criando um grupo de trabalho”, disse, durante depoimento divulgado na terça.

“A partir daquela ocasião, as empresas com o intuito de se protegerem, fizeram acordo entre si”, completou.

As declarações de Mendonça seguem a mesma linha das declarações do ex-gerente de Engenharia da Petrobrás, Pedro Barusco. Em depoimento à PF dias antes, ele afirmou que os esquemas de corrupção na Petrobras se iniciaram, de fato, durante o governo FHC.
Acordo

Um acordo de leniência firmado pelo Cade com a Setal Engenharia e a SOG Óleo e Gás, investigadas na Operação Lava Jato, obteve a confirmação da participação de 23 empreiteiras acusadas de participar do chamado “Clube das Empreiteiras”.

Os dirigentes das empresas delatoras forneceram informações para comprovar as acusações e subsidiar o inquérito administrativo que está em andamento no Cade. Os dados também serão compartilhados com a força-tarefa do Ministério Público Federal, responsável pela investigação civil e criminal da Lava Jato.

Informações da Agência Estado

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário