quarta-feira, 18 de março de 2015

CONHEÇA ESTAYQAZAT, MOVIMENTO FEMINISTA ONLINE DA SÍRIA - COM VÌDEO


"Cuckoo".

"Nanoush."

Estes são apenas alguns dos nomes que, de acordo com um filme de animação ousada com base em entrevistas reais, as mulheres sírias atribuem às suas vaginas. Este é o trabalho de Estayqazat, um movimento sírio on-line de auto-descrito feminista com foco no corpo, sexo e sexualidade das mulheres sírias. Com um nome que se traduz em "Ela despertou" em árabe, o objetivo do grupo é ambicioso: para inspirar um movimento feminista em devastado pela guerra Síria através de vídeos on-line e testemunhos.

Desencadeados pela sociedade síria patriarcal tradicional, homens e mulheres sírias formado Estayqazat em 2014. "O patriarcado, além de manter as mulheres marginalizadas por padrão, também mantém as mulheres em um estado permanente de ansiedade e culpa", diz Estayqazat. "Muitas mulheres sírias estão lutando em sua vida pessoal. Eles não são de controle sobre ele. Eles tomam decisões sobre as questões em suas vidas que são de natureza "socialmente aceitável". "O grupo de 30 voluntários, espalhados por todo o Oriente Médio e Europa, coleciona histórias e experiências através de entrevistas com as mulheres sírias, em seguida, transforma-os em mensagens criativas para inspirar as mulheres individuais online.

Até o momento, o coletivo publicou dois curtas-metragens: "O que você chamá-lo" e "Quando eu ouvi a minha voz pela primeira vez." Com mais de 140.000 pontos de vista até agora no Facebook, é um "O que você chamá-lo?" tente restaurar a propriedade e eliminar a vergonha em torno do tema tabu da sexualidade feminina na Síria. "As mulheres não têm a propriedade de sua vagina", escreveu Estayqazat a Al-Monitor em um email. "Estamos começando por colocar nomes nas coisas, para que eles, e outras coisas relacionadas a eles, podem ser abordadas e falado."


Uma coisa que Estayqazat não vai colocar nomes de seus membros é. Comunicação para esta entrevista foi feita exclusivamente por e-mails, embora a organização tem membros com base em Beirute. Depois de repetidos pedidos de uma reunião em pessoa com um dos representantes do grupo, Estayqazat ressaltou que o foco em um indivíduo seria uma distração do objetivo final do grupo. "Estayqazat conta histórias do mundo" real ", em vez de as pessoas 'reais', como você como jornalista", o grupo respondeu. "Assim, podemos encontrá-lo para ser uma ênfase excessiva, bem como desviando para colocar o foco em nós como pessoas, assim como de sua preferência para contar a história e não ser a história."

Intenções coletivistas não obstante, Estayazat também admite que existem motivos de segurança para não revelar seus nomes. "Pode-se olhar para o que estamos fazendo e como nós escolheu para se comunicar como um sinal dos ambientes sírios enfrentam na Síria e em suas comunidades de acolhimento. ... Não podemos fingir que estamos a viver em sociedades abertas quando não estamos ".

Segundo vídeo da Estayqazat leva considerações sociais sobre os papéis das mulheres de cabeça erguida. A primeira parte da série "Trilogy of Voice" mostra mulheres sírias descrevendo a primeira vez que eles se sentiram motivados pela sua voz - em muitos casos, a primeira vez que participou de manifestações contra o regime da Síria em apuros.

Reações ao trabalho do grupo variam de incentivo entusiasmado para as condenações mais severas. "Isso é o que vocês chamam de acordar ?! Por favor, mantenha a dormir", escreveu Facebook usuário Fadi sobre o primeiro filme de Estayqazat sobre o que as mulheres sírias chamam suas vaginas. "Este é realmente vergonhoso - você deveria ter vergonha de si mesmos", disse outro usuário, Dandoon Ana.

Outros delirou e elogiou Estayqazat para iniciar uma discussão crítica. "O bom é que todos os que escreveu um comentário [negativo] assisti o vídeo até o fim, com etiquetas seus amigos e discutimos isso.Isso é o importante ", comentou Lamia Sahili.

Para Nour Kelze, um fotojornalista sírio trabalhando em torno da fronteira sírio-turca, o trabalho de Estayqazat é bem-intencionado, mas talvez mal executado. "Se o objetivo está provocando uma revolução feminista na Síria, eu acho que não deve começar tão intenso. O 'o que você chamá-lo de' video não servem o propósito de ter uma revolução feminista neste momento e as circunstâncias na Síria ", disse Al-Monitor. Vários outros comentários sobre o primeiro vídeo do grupo ecoou comentários de Kelze - que determinada sociedade tradicional da Síria, filme-piloto do Estayqazat deveria ter sido um pouco menos ousado.

Próprias experiências de Kelze alinham bem com o segundo vídeo de Estayqazat na voz feminina sírio.Como uma mulher envolvida na revolta da Síria desde seus estágios iniciais, ela participou de protestos ela mesma. Como uma das cenas em "Trilogy of Voice" filmes de Estayqazat, ela foi criticada por rindo alto - todas as experiências que, Kelze diz, são muito mais indicativo das necessidades básicas das mulheres sírias e deve ser um foco maior para o trabalho de Estayqazat. Se o grupo tivesse começado com um vídeo sobre as vozes das mulheres na Síria - e, em seguida, passou a temas mais polêmicos como sexualidade - eles podem ter evitado muitas das críticas que haviam recebido.

E com tantas mulheres sírias enfrentando problemas mais imediatos - a segurança, a perseguição, a falta de necessidades básicas - alguns espectadores ter encontrado o foco da Estayqazat sobre sexo e sexualidade equivocada.

"Estes são realmente questões triviais e mulheres sírias não são este oprimidos", comentou Sultana Hiyam em "Quando eu ouvi a minha voz pela primeira vez," o filme de Estayqazat. "Por que você não se concentrar em mulheres sírios que foram presos pelo regime? Ou cujos maridos foram mortos e não têm chefes de família? "

"Nós precisamos estar abertos e conscientes de nós mesmos como mulheres e nosso papel na sociedade.Mas nos tempos de loucura e caos, você tem que usá-lo de uma forma inteligente ", Kelze, o fotojornalista, disse.

As perguntas permanecem sobre o quanto um grupo estritamente on-line, como anônimo Estayqazat pode alcançar. Com centenas de milhares de mulheres sírios que vivem em campos de refugiados, com pouco acesso à Internet, o escopo do Estayqazat para um público está limitado ao jovem e educado.

A equipe Estayqazat diz que reconhece que as vidas de milhões de mulheres sírias foram "virou de cabeça para baixo." No entanto, ele está convencido de que sua causa tem um lugar no caos atual da Síria, que, ao invés de limitar as suas actividades, poderia servir como um momento de oportunidade. "Nós não vamos relegar nossa causa devido às circunstâncias ou devido a outras causas, na verdade, o contrário.Agora, mais do que nunca, a ordem na Síria é contestada, e ninguém, muito menos a todas as mulheres e feministas, deve se afastar ".

Fonte: Pulso

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário