Nas livrarias dos Estados Unidos apareceu um livro, cujo interesse é garantido pelos nomes do autor e do principal protagonista. O ex-jornalista do jornal britânico The Guardian Glenn Greenwald escreveu o livro “No Place to Hide” (“Sem lugar para se esconder”) sobre o escândalo em torno da Agência de Segurança Nacional (NSA na sigla inglesa) e do autor desse escândalo Edward Snowden.
O livro de 260 páginas conta como Snowden se preparava para revelar os segredos do serviço de inteligência dos Estados Unidos, e revela novos segredos da NSA anteriormente desconhecidos.
27 dólares, ou 17 com desconto, é o quanto custa saber como foi preparado o maior escândalo na história de serviços de inteligência do mundo. Este é o valor do novo livro do jornalista britânico Glenn Greenwald “Sem lugar para se esconder”, no qual o ex-repórter do jornal The Guardian conta a história de seu primeiro encontro com Snowden, descreve como foi preparada a publicação de informações secretas sobre os programas de vigilância em massa dos serviços secretos dos EUA.
Segundo consta do livro, Snowden se empregou na NSA com um único propósito – obter provas de intervenção em massa dos serviços especiais na vida dos cidadãos. Snowden, diz Greenwald, fez uma proeza para o bem da Humanidade. Eis o que diz o repórter sobre seu personagem:
“Incrivelmente, ele nunca esteve nervoso. Ele está convencido de que está fazendo a coisa certa. A única coisa que o preocupava era como o mundo iria reagir a suas revelações. E ele observou com interesse como explodia essa bomba de informação.”
No entanto, o livro de Greenwald contém não apenas elogios a Snowden, mas também novas revelações sobre o trabalho de serviços secretos. Assim, o livro afirma que a NSA pode interceptar conversas com vídeo no Skype, obter acesso às informações de usuários do Facebook, ler mensagens de correio eletrônico enviadas através de redes Wi-Fi a bordo de aviões. Além disso, como escreve Greenwald citando documentos obtidos de Snowden, os norte-americanos filtram todo o tráfego de Internet e telefônico que entra nos EUA. E isso é apenas a ponta do iceberg, diz o jornalista:
“Em conversas privadas, funcionários da NSA expressaram indignação com que eles espionam e recolhem uma quantidade enorme de informações sobre as comunicações de pessoas em todo o mundo. Tudo que precisam fazer para isso os agentes de segurança é só especificar o seu endereço de e-mail e clicar em “pesquisar”. Isto é tudo. O principal slogan da NSA e seu objetivo é criar um sistema em que na Terra simplesmente não haverá um lugar onde você poderá escapar aos serviços especiais.”
Pelas publicações sobre os programas de vigilância Greenwald recebeu o prestigiado prêmio Pulitzer. Ele é convidado para canais de televisão norte-americanos, realiza palestras, e organizou a apresentação de seu livro em pleno Washington, perto do Congresso e da Casa Branca. No entanto, o repórter está certo de que os serviços secretos podem se vingar dele e de Snowden:
“Ambos entendiamos que essas revelações provavelmente seriam o acontecimento mais importante de nossas vidas. E quando você revela enormes quantidades de informações secretas da agência provavelmente mais secreta do mundo, você deve entender que risco você está correndo. Edward sabia que risco era esse. E esta é para mim a parte mais incomum de toda esta história. O jovem de 29 anos deliberadamente sacrificou sua vida para que seus compatriotas soubessem a verdade. É uma história incrível.”
Segundo Greenwald, até ao momento, ele e seus colegas de outras mídias publicaram cerca de metade dos materiais que lhe deu Snowden. O jornalista promete novas revelações, não menos escandalosas. Atualmente, uma equipe de repórteres está trabalhando com os documentos e novos escândalos virão em breve.
Mas Greenwald parece ter deixado a principal bomba “para a sobremesa”. Ele disse ao canal de televisão NBC que Edward Snowden, que agora está na Rússia e recebeu lá asilo temporário, poderia se mudar para a Alemanha ou o Brasil. Segundo Greenwald, esses países estão considerando a opção de conceder asilo permanente ao oficial fugitivo da inteligência norte-americana.
Fonte: Voz da Rússia
Segue o
link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria
de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO
QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre
a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"
(inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística,
científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"
(inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso
os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor
entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário