Pelo menos 21 pessoas foram mortas e cerca de 100 ficaram feridas durante os confrontos na província vietnamita de Ha Tinh, na parte norte da região central do país, segundo informa esta quinta-feira a Reuters, citando o serviço médico local.
Os confrontos eclodiram na noite de quarta para quinta-feira, quando várias centenas de manifestantes tentaram invadir a fábrica de aço Formosa Plastics Group, de propriedade taiwanesa. Entre os mortos há cinco vietnamitas e 16 cidadãos, provavelmente, da República Popular da China.
Na véspera, cerca de 20 mil pessoas protestaram contra uma plataforma de perfuração instalada pela China no mar da China Meridional, assaltando no sul do Vietnã 15 empresas estrangeiras, consideradas pelos manifestantes como chinesas. Na realidade, algumas delas eram singapurenses, sul-coreanas e taiwanesas.
As tensões entre a China e o Vietnã se argavaram em 2 de maio, quando a plataforma de perfuração Haiyang Shiyou 981 chegou à área das ilhas Paracel, escoltada por navios de guerra chineses. Um navio chinês atacou com esporão duas embarcações vietnamitas que tentaram impedir a instalação da plataforma.
O arquipélago Spratly, no mar da China Meridional, assim como as ilhas Paracel são áreas em disputa, reivindicadas, em sua totalidade ou parcialmente, por cinco países, nomeadamente, China, Vietnã, Malásia, Filipinas e Brunei.
Fonte: Voz da Rússia
Segue o
link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria
de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO
QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena
vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas
constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal.
Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre
a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"
(inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística,
científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"
(inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso
os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor
entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário